antonio-miguel-da-costa-almeida-ferraz

António Miguel da Costa Almeida Ferraz

Médico-cirurgião em Barcelos, exerceu a atividade profissional apenas por caridade ao próximo. Foi administrador do concelho de Barcelos e ainda vereador e vice-presidente da Câmara Municipal. Exerceu também o cargo de provedor da SCMB. Foi um prolífico escritor, historiador local e genealogista.

“Amigo dedicado e lealíssimo, nunca proferiu uma palavra ou praticou uma acção que podesse susceptibilizar quem estimava e quando algum desengano ou contrariedade o feria, elle magnanimamente tudo desculpava e perdoava.”

In Jornal O Barcellense, sábado, 4 de Março de 1916, n.º 261

 

António Miguel da Costa Almeida Ferraz nasceu a 3 de outubro de 1855, na Casa do Tanque, em Barcelinhos. Era filho de Custódio da Costa Almeida Ferraz e de D. Maria do Carmo de Morais Campelo Cerqueira de Lemos.

Formou-se em Medicina pela Escola Médico-Cirúrgica do Porto e foi médico-cirurgião em Barcelos, exercendo apenas por caridade ao próximo. Por isso, mesmo não pertencendo à Galeria dos Benfeitores, a sua figura merece particular destaque.

Teve foro de fidalgo-cavaleiro da Casa Real, militou no partido progressista, foi administrador do concelho de Barcelos e vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Barcelos.

António Miguel da Costa Almeida Ferraz exerceu o cargo de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, entre 1899 e 1904. A Santa Casa deve-lhe a autoria do Regulamento do Hospital e a elaboração das Tabela das Dietas, que esteve em vigor até 1933.

Chegou também a ser responsável pela reconstrução de parte do edifício hospitalar voltado ao Campo da Feira, em 1910, ano em que a instituição da República o afastou do lugar.

Homem de Letras, foi um prolífico escritor, historiador local e genealogista. Sempre viveu solteiro na companhia das suas irmãs na Casa do Tanque, onde faleceu a 28 de fevereiro de 1916.

Benfeitor_Julho2021(2) (1) (1)


SCM Barcelos, 22-07-2021

Notícias