“Eu sou o arco-íris na nuvem de alguém”. Esta foi uma das frases/mensagens no Pote da Alegria, uma atividade desenvolvida por um grupo de quatro voluntários do GASNova – Grupo de Acção Social, que colaboraram com a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, no âmbito de uma parceria com a SOPRO.
Numa altura em que, por via da pandemia, as atividades de voluntariado acontecem dentro da Santa Casa, mas fora de unidades operacionais como creches e/ou lares, a intervenção foi condicionada, mas não menos impactante. “No GASNova, refletimos muito sobre o impacto das nossas ações e, apesar de poder parecer que fazer inventários e outras coisas tenha pouco impacto, não acho que tenha. Tem bastante, em nós e nas pessoas que conhecemos”, contou Catarina Branco, exemplificando, logo depois: “Inventariar cabazes e alimentos pôs-nos num contacto maior com famílias que são reais, apesar de nós não as conhecermos. Saber quantos pacotes de arroz e quantas caixas de cereais uma família precisa aproxima-nos muito da realidade dessa família e acho que tem impacto. Também a nossa presença tem impacto, porque pode inspirar outros”.
Para o sucesso deste trabalho conjunto, foi importante a proximidade – “que fez com que as coisas fossem para a frente”, atentou Diogo Rodrigues –, aliada ao voto de confiança que sentiram. “Havia uma grande confiança em nós, nas nossas capacidades e competências”, sublinhou Carolina Castro.
Ao longo de duas semanas, foram desenvolvidas várias atividades, desde um momento no parque, com beneficiários do serviço de Ação Social e Voluntariado, que contemplou aula de yoga e “uma atividade bonita” com o Pote da Alegria; a visita a locais emblemáticos da cidade; o projeto para a criação de hortas biológicas e uma campanha de recolha de alimentos e produtos de higiene.
“Gostei muito desta experiência na Santa Casa e destaco a atividade que fizemos no parque da cidade, com beneficiários do serviço de Ação Social e Voluntariado. Foi muito emocionante e senti-me muito bem”, contou, na hora da despedida, Mariana Margarida.
A porta da instituição, essa, fica aberta, para que estes jovens possam voltar ou quem queira ajudar-nos a fazer mais Misericórdia.
































































1. Conceção de projetos (1)
SCM Barcelos, 19-08-2021
O serviço de Ação Social & Voluntariado promoveu, a 17 de dezembro, o primeiro lanche de Natal, reunindo pessoas beneficiárias, voluntárias, equipa técnica e representantes da Mesa Administrativa, num momento especial de partilha e união. O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis, deixou-nos palavras de reflexão sobre os tempos de conflito que atravessamos, sublinhando a importância da solidariedade e de contribuir para o conforto das pessoas em situação de vulnerabilidade. Desejou um Feliz Natal a todas as pessoas presentes e reforçou o papel essencial das pessoas voluntárias, cujo contributo acrescenta valor à instituição e à comunidade. No mês em que se assinala o Dia Internacional do Voluntariado, agradecemos a todas as pessoas voluntárias pelo papel central na construção de comunidades mais solidárias e empáticas, onde cada gesto deixa uma marca única feita de presença e humanidade. Durante o lanche, foram também distribuídos os desejos da iniciativa “Brinquedo Mágico de Natal”, desenvolvida em parceria com a área de Educação na Infância. Esta ação promove a empatia e a partilha, permitindo que as crianças da Educação na Infância da SCMB apadrinhassem os desejos das crianças do serviço de Ação Social. Realizámos ainda a entrega do cabaz de Natal, garantindo um apoio extra às famílias beneficiárias nesta época festiva. Para animar este momento, contamos com a parceria da Eternum Events, que trouxe alegria através do videobooth, garantindo muitos sorrisos e memórias. O Serviço de Ação Social & Voluntariado deseja a todas as pessoas um Feliz Natal cheio de luz, serenidade e confiança no futuro, acreditando sempre num amanhã melhor. [ALBUM:1342] Texto e fotos: Serviço de Ação Social & Voluntariado
Ver Mais
A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos foi novamente selecionada para integrar “A Ajuda Mora ao Lado”, uma campanha de Natal da Missão Continente. Assim sendo, em dois momentos diferentes, pode ajudar-nos a Ser e Fazer Misericórdia. Até 25 de dezembro, pode adquirir vales solidários - de 1,00 € ou 5,00 € - na loja Modelo – Barcelos (em Vila Frescaínha S. Pedro). A partir dessa data, a campanha estará também na App do Cartão Continente e Continente Online, podendo, se assim o pretender, fazer uma doação geral, sem limite de valor, que será depois dividida igualmente pelo universo de instituições envolvidas na campanha. A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos é uma Instituição Cristã de referência no desenvolvimento de respostas sociais que presta serviços de qualidade nas áreas do envelhecimento, saúde, infância e juventude, combate à pobreza, voluntariado, formação, culto e na promoção da cultura, salvaguardando o seu património.
Ver Mais