“BOAS FÉRIAS!”
Agosto rima com bom tempo e castelos na areia e convida a passeios na natureza, idas à praia e a banhos. Agosto é, para muitos, mês de descanso e diversão. Antes mesmo de partirem para férias, no Centro Infantil de Barcelos (CIB), os mais pequenos posaram para a fotografia, em ambiente descontraído, de óculos de sol e boné, sob o chapéu de sol.
As imagens estiveram, depois, expostas, à entrada do CIB, para que os familiares pudessem apreciar os registos.
Exposição_CIB (1)
UTENTES DA UCCI DESENVOLVEM VÁRIAS ATIVIDADES
Na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, os nossos utentes aproveitaram o bom tempo para realizar atividades ao ar livre. Também no interior das instalações, foram várias as atividades desenvolvidas, desde logo, para desenvolver a motricidade e ainda jogos de letras.
Atividades_UCCI_Agosto (1)
UNIDADES DA SANTA CASA DISTINGUIDAS NO CONCURSO BARCELOS FLORIDO
Agosto trouxe-nos igualmente notícias positivas. Foi com agrado que tomamos conhecimento que as varandas floridas do Lar Nossa Senhora da Misericórdia (LNSM) e do Lar de Santo André (LSA) foram distinguidas, com o 5.º e 14.º lugares, respetivamente, entre 35 participantes, no concurso Barcelos Florido 2021, promovido pelo Município de Barcelos.
LNSM_BarcelosFlorido (1)
“MÚSICAS CRUZADAS” NA IGREJA DA MISERICÓRDIA
A música de Francesco Luciani ecoou na Igreja da Misericórdia, a 6 de agosto. O guitarrista clássico apresentou, em Barcelos, o concerto "Músicas Cruzadas: do Atlântico ao Pacífico", numa iniciativa que integrou o programa comemorativo do 521.º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos.
Músicas Cruzadas_ a Preparação (1)
JOVENS DO GASNOVA FAZEM VOLUNTARIADO NA SANTA CASA
Entre finais de julho e princípio de agosto, quatro voluntários do GASNova - Grupo de Acção Social colaboraram com a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, no âmbito de uma parceria com a SOPRO.
Ao longo de duas semanas, foram desenvolvidas várias atividades, desde um momento no parque, com beneficiários do serviço de Ação Social e Voluntariado, a visita a locais emblemáticos da cidade, o projeto para a criação de hortas biológicas e uma campanha de recolha de alimentos e produtos de higiene.
1. Conceção de projetos (1)
SCM Barcelos, 04-09-2021
A 4 de outubro, assinala-se o Dia Mundial do Animal, efeméride que foi pretexto para as pessoas idosas que residem nas nossas estruturas receberem a “visita” de vários animais, com os quais contactaram, entre sorrisos, ternura e momentos de afeto: cães, gatos, cavalo e pónei. Lar Nossa Senhora da Misericórdia – “Animais e Emoções” serviu de mote a uma atividade com animais do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Barcelos (Canil e Gatil Municipal), para criar momentos e memórias com os nossos utentes – [ALBUM:1294] Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa – Visita ao Solar do Cão e do Gato, em Balasar, para conhecer as dinâmicas e cuidados a ter com animais de companhia – [ALBUM:1292] Lar de Santo André - Atividade de demonstração com animais de quatro patas: um cavalo, um pónei e um cão, de Marco São Bento (MSB Eventos Equestres) – [ALBUM:1296] Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor - Visita e demonstração canina com os ‘patudos’ do Hotel Family Dog, proporcionando bons momentos – [ALBUM:1293] As crianças do pré-escolar do Centro Infantil de Barcelos tiveram oportunidade de conhecer ‘animais da quinta’ e as duas dinâmicas, em Silveiros. [ALBUM:1295] O Dia Mundial do Animal comemora-se, desde 1931, a 4 de outubro, pois é a data em qua a Igreja celebra São Francisco de Assis, santo padroeiro dos animais. Nas várias atividades dinamizadas na Misericórdia de Barcelos, crianças e pessoas idosas tiveram oportunidade de contactar com vários animais, lembrando a importância que estes têm na vida das pessoas, mas também a necessidade das responsabilidades e dos cuidados a ter para os proteger.
Ver MaisHá uma semana, a 13 de outubro, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) prestou, uma vez mais, homenagem e reconhecimento à Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa. À passagem dos 22 anos desde o falecimento da benemérita, para “recordar quem, de alguma forma, ao longo da História da instituição, foi deixando sementes para que a instituição crescesse”, decorreu uma cerimónia, que contou com a participação de crianças, pessoas idosas, colaboradores e órgãos sociais. Após a eucaristia em sua memória, o provedor da SCMB, Nuno Reis, lembrou que “a História faz-se de muitos que passaram, de muitos que estão, far-se-á também daqueles que virão, é uma História que merece ser reconhecida e agradecida”. “Maria Eva e o seu marido foram pessoas importantes para a SCMB e que significam essa benemerência que hoje em dia, infelizmente, está um pouco passada de moda”, acrescentou o dirigente. [ALBUM:1291] Natural da freguesia de Silveiros, Maria Eva é exemplo de bondade e benemerência para com várias instituições do país, entre elas, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. Foi à nossa instituição que confiou a edificação e concretização do Centro Social, em Silveiros, ao qual dá nome. De resto, esta homenagem aconteceu numa altura em que “estamos a concluir aqui [em Silveiros] o maior investimento da história da instituição, que vai permitir ajudar mais pessoas e servirmos ainda melhor a nossa comunidade”, sendo mais um motivo pelo qual “não podemos deixar de agradecer”, conforme sublinhou, ainda, o provedor da SCMB, Nuno Reis.
Ver Mais