misericordia-de-barcelos-debate-reabilitacao-pos-covid

Misericórdia de Barcelos debate reabilitação pós-COVID

– Palestra e Classe de Pilates Clínico integraram OPEN DAY 2021, na manhã deste sábado –

“A reabilitação não é feita só por uma pessoa nem duas nem três, o trabalho de reabilitação deve ser feito por uma equipa multidisciplinar”. Foi deste modo que Armanda Pinto, diretora clínica e técnica do Centro de Medicina Física e de Reabilitação (CMFR) da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), sublinhou o trabalho de fisioterapeutas, terapeutas da fala, ocupacionais e vários técnicos para dar apoio ao doente com sequelas sérias” resultantes da COVID-19.

A médica fisiatra recordou que a COVID-19 é uma “doença viral sistémica”, com “várias formas de atingimento, de assintomática a crítica”. Armanda Pinto atentou ainda que, inicialmente, se pensava que “as sequelas eram só importantes no doente com atingimento multissistémico, internamentos sérios, em unidades de cuidados intensivos, principalmente a nível pulmonar, músculo-esquelético, cardíaco e neurológico, mas, hoje em dia, os estudos mostram que mesmo as formas simples da doença deixam sequelas durante bastante tempo, em muitos doentes”.

Na palestra sobre “Reabilitação Pós-COVID”, quatro profissionais da Misericórdia de Barcelos testemunharam não só a intervenção da SCMB para fazer face às sequelas da doença – e aí o CMFR tem o seu “papel importante” –, mas ainda a maneira como a pandemia atingiu a instituição.

José Moreira, especialista em Medicina Geral e Familiar e médico em três lares da Misericórdia de Barcelos, fez a retrospetiva dos últimos meses. Apesar das “realidades muito distintas” nas diferentes estruturas residenciais para pessoas idosas da instituição, os lares foram um “foco de preocupação constante”, por se saber que as pessoas de mais idade e com várias patologias são mais frágeis.

Também por isso houve um reforço das equipas de fisioterapia nos lares, onde a intervenção foi “mais necessária a nível da parte respiratória e músculo-esquelética”. Tiago Tinoco, fisioterapeuta, destacou que “o papel do fisioterapeuta passa por reabilitar e devolver função aos que se encontram desprovidos dela”. Já Sílvia Machado notou que “o fisioterapeuta acompanha o doente desde a hospitalização mesmo até ao último período de recuperação”. E, nos lares, a fisioterapia é muito importante pela “recuperação articular e da mobilidade”.

Testemunho de superação

A sessão ficou ainda marcada pela partilha do testemunho de superação de um utente do Centro de Medicina Física e de Reabilitação. Vivenciou “um terror, que não [quer] passar outra vez”, tendo estado mesmo internado nos cuidados intensivos. A doença, explicou depois Armanda Pinto, teve um “atingimento crítico, com insuficiência respiratória grave, choque cético, falência multissistémica. Tudo falhou”.

Seguiram-se sete meses de reabilitação pós-COVID, com uma equipa multidisciplinar do CMFR. “Os primeiros três meses foram muito fortes. Quando vim aqui à consulta, vim de cadeira de rodas e, na semana seguinte, já vinha a pé. […] Houve vários fins de semana em que, por não fazer os exercícios, tinha logo de vir para o hospital”.

Já com alta da reabilitação, Nélson voltará, em breve, à Holanda, onde trabalha. Ainda hoje tem sequelas, mas evidentes melhorias. Leva sobretudo ensinamentos para pôr em prática. “Aqui ensinaram-me os exercícios que tenho de fazer para levar a minha vida normal”, rematou.

No final da palestra, Nuno Reis, provedor da SCMB, sublinhou a experiência muito própria partilhada em cada um dos testemunhos e reconheceu e elogiou igualmente a “capacidade que cada um dos profissionais e voluntários da instituição teve neste último ano e meio”, em particular, no pico da pandemia, onde muitos colaboradores, até de outras áreas de intervenção, “se disponibilizaram e estiveram na linha da frente”.

No final da palestra, foram várias as pessoas que participaram numa Classe de Pilates Clínico. Trata-se de um método de treino orientado por fisioterapeutas, para ajudar na prevenção de lesões e na reabilitação física.

Open Day 2021_ CMFR (1)


SCM Barcelos, 19-09-2021

Notícias