urologia

Urologia

Urologia é uma especialidade que se dedica ao estudo e tratamento das patologias do aparelho urinário masculino e feminino (rins, ureteres, bexiga e uretra) e do aparelho reprodutor masculino (próstata, vesículas seminais, ductos deferentes, testículos, epidídimos e pénis).

São várias as doenças que afetam os órgãos urogenitais, desde as malformações congénitas, às infeções, à litíase (“pedras nos rins”), à hiperplasia benigna da próstata, à incontinência urinária (masculina e feminina) e ainda às doenças tumorais malignas. O urologista também estuda e trata as doenças do foro sexual masculino (por ex.: disfunção erétil, perturbações da ejaculação...) e integra as equipas multidisciplinares na área da infertilidade.

O estudo das doenças urológicas exige muitas vezes a realização de técnicas de grande diferenciação, como o estudo urodinâmico (estudo funcional da bexiga); a endoscopia (visualização direta do interior da uretra, da bexiga, dos ureteres ou das cavidades renais); a biópsia prostática (para diagnóstico do cancro da próstata); a ecografia com doppler do pénis (para estudo da disfunção erétil); entre outros.

Algumas das doenças urológicas são tratadas com fármacos, outras com técnicas especiais (por ex.: a litotrícia extracorporal para alguns casos de cálculos urinários, a implantação de sementes radioativas em alguns casos de cancro da próstata) e outras com recurso a cirurgia.

São muitas as técnicas disponíveis desde a cirurgia “clássica” (ou “a céu aberto”), à cirurgia endoscópica, à cirurgia laparoscópica e à cirurgia robótica. O uso de instrumentos flexíveis e de pequenas dimensões em conjunto com tecnologias como o laser e os ultrassons possibilita a realização de procedimentos cirúrgicos complexos através de orifícios naturais sem estarem associadas quaisquer cicatrizes.

A Urologia assume-se, nos nossos dias, como uma especialidade com um vasto campo de atuação clínica, desde a realização de meios complementares de diagnóstico a tratamentos cirúrgicos minimamente invasivos.

 

Dr. André Quinta,
Urologista no Centro de Medicina Física e de Reabilitação da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos

SCM Barcelos, 22-09-2021

Notícias