misericordia-em-momentos-setembro-2021

Misericórdia em Momentos | setembro 2021

EM BUSCA DA ESPIGA RAINHA…

Tempos vão em que a população se reunia para desfolhar o milho, em busca da espiga rainha. Tempos de trabalho, marcados por danças e cantigas, ao som de músicas tradicionais, em ambiente salutar.

Foi também assim, em ambiente festivo, que as crianças das unidades de Educação na Infância conheceram as tradições de outrora e puseram mãos à obra.

Desfolhada'21_CSCMENC (1)

As desfolhadas tradicionais animaram também os utentes das estruturas residenciais para pessoas idosas e da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António. Bons momentos cujo registo fotográfico já aqui partilhamos.

 

“ATÉ AO LAVAR DOS CESTOS, É VINDIMA”

Em Silveiros, os utentes do Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa recriaram igualmente as vindimas, num momento marcado pela nostalgia e pela evidente satisfação.

As vindimas – que é como quem diz: a colheita dos cachos de uvas – decorrem, habitualmente, no mês de setembro.

Vindimas_CSCMENC (1)

MISERICÓRDIA DE BARCELOS CELEBROU 522 ANOS

colóquio “521 anos da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos e uma visão para o futuro”  juntou, a 10 de setembro, especialistas e investigadores a refletir sobre a importância e significado da preservação da história das instituições e do seu património documental.

[SCMB] Colóquio (1)

Um dos momentos que marcou a jornada de trabalho teve que ver com a informação de um documento, onde se lê que, em 1499, já existia Misericórdia de Barcelos, esclarecendo a dúvida que existia quanto à fundação da instituição.

A esse propósito, no dia 25, realizou-se, na Igreja da Misericórdia, uma Eucaristia de Ação de Graças pelo aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. O momento de celebração evocou todo o serviço, em prol de quem mais precisa, ao longo de mais um ano.

 

CENTRO DE MEDICINA FÍSICA E DE REABILITAÇÃO PROMOVEU OPEN DAY

“Reabilitação pós-COVID” foi o assunto em debate numa palestra promovida pelo Centro de Medicina Física e de Reabilitação da Misericórdia de Barcelos, a 18 de setembro, inserida no seu Open Day.

A sessão contou com intervenções e contributos de José Moreira, médico de Medicina Geral e Familiar, Armanda Pinto, médica fisiatra, e Tiago Tinoco e Sílvia Machado, ambos fisioterapeutas. Depois, decorreu uma classe de Pilates Clínico, um método de treino orientado por fisioterapeutas, para ajudar na prevenção de lesões e na reabilitação física.

Open Day 2021_ CMFR (1)


SCM Barcelos, 11-10-2021

Notícias