Forma de arte, linguagem universal, fonte de bem-estar ou de outras emoções. Eis a Música.
O Dia Mundial da Música comemora-se – desde 1975 e por iniciativa do International Music Council – a 1 de outubro. A data é, desde logo, mote para divulgar a diversidade musical e pretexto para promover a arte musical.
O Dia Mundial da Música foi celebrado na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, com cantorias, partilha de melodias e memórias, em momentos de convívio e boa disposição.
Dia da Música_UCCI (1)
SCM Barcelos, 12-10-2021
Santo António, Santo António/ És o nosso santo popular/ Na UCCI de Santo António/ A ti vamos dançar e cantar!!!” A Misericórdia de Barcelos vive, por estes dias, ambiente de festa e diversão, com a celebração dos santos populares. As festividades começaram já, na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, para se celebrar o santo que dá nome à unidade, também conhecido como “santo casamenteiro”. Na quinta-feira, houve Eucaristia e, depois, marchas, manjericos, cantorias e animação. [ALBUM:400]
Ver MaisA Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António completou, a 15 de novembro, sete anos desde a sua inauguração. Em mês em que se comemora também o Dia Mundial da Diabetes, a festa de aniversário foi pretexto para sensibilizar para esta doença. Assim sendo, foi realizada uma sessão de sensibilização sobre “Alimentação na Idade Sénior”. A nutricionista da UCCI, Alexandra Sousa da Silva, recorda que, na Unidade, “temos muitos doentes com Diabetes”. “É uma doença para a qual é importante alertar e que pode ter consequências bastante nefastas no que diz respeito ao estado de saúde e ao estado clínico do doente. E, realmente, nós recebemos muitos com este tipo de patologias, por isso, quisemos assinalar o dia, mas também sensibilizar para mudança de alguns hábitos e alertar para a importância de prevenir esta doença”, explica. Depois, as fisioterapeutas Joana Barbosa e Marta Costa dinamizaram uma Classe de Grupo. “Entendemos como sendo importante a prática de exercício físico, tanto na prevenção como na patologia em questão”, elucida Joana Barbosa. A fisioterapeuta atenta na importância de “monitorizar cada tipo de exercício a cada utente”, sublinhando que “o objetivo final é ensinar e preparar o utente numa pós-alta e no seu dia a dia, para, de alguma forma, colmatar alguma sequela da Diabetes que seja possível equilibrar com o exercício físico”. No final, foi partilhado um lanche saudável e utentes e colaboradores cantaram os Parabéns à UCCI de Santo António. [ALBUM:265] UCCI focada na “prestação de cuidados humanizados” Em funcionamento desde 2014, a UCCI de Santo António tem como objetivo “fazer a transição daquilo que foi um episódio agudo para um episódio que possa ser o mais próximo daquilo que era a vida da pessoa enquanto pessoa na comunidade”, explica o diretor técnico, Ricardo Vieira, reforçando, logo depois: “O nosso objetivo é a prestação de cuidados humanizados, centrados na pessoa, na sua família e na sua comunidade, e, nesse sentido, nós desejamos e trabalhamos para que isso seja possível, seja através da nossa prestação de cuidados, da nossa convivência enquanto colaboradores e tudo isso ao serviço das pessoas que cá passam, sejam colaboradores ou utentes”. Integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), a UCCI de Santo António tem em funcionamento duas unidades de internamento, a Unidade de Média Duração e Reabilitação e a Unidade de Longa Duração e Manutenção. Dispõe, também, de quartos individuais com instalação sanitária privada, em regime de internamento privado.
Ver Mais