outubro-de-2021

outubro de 2021

OUTUBRO FOI MÊS DE CELEBRAÇÕES

Ao longo do mês de outubro, foram várias as datas assinaladas nas diferentes unidades operacionais da instituição.

Logo no princípio, a 1, assinalou-se, nas diferentes unidades da Misericórdia de Barcelos, o Dia Mundial da Pessoa Idosa. No mesmo dia, na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, comemorou-se o Dia Mundial da Música.

A meio do mês, nas unidades de Educação na Infância, os mais pequenos realizaram e participaram em várias atividades, como forma de os sensibilizar para uma alimentação saudável.

Já na UCCI de Santo António, na eucaristia de 21 de outubro, o Frei Filipe entregou a cada utente um terço, para marcar o Mês das Missões. Os utentes ficaram muito sensibilizados e agradados com o gesto.

Mês das Missões_ UCCI (1)

Ainda na Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António, sob o mote “Outubro Rosa”, foi entregue a cada utente e colaborador um laço cor-de-rosa, para sensibilizar para as questões relativas ao cancro da mama.

Outubro Rosa_UCCI (1)

A 29 de outubro, assinala-se o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), que tem como principal objetivo alertar a população para os sintomas do AVC e procedimentos a tomar. Na UCCI de Santo António, decorreu uma sessão de sensibilização sobre o tema junto dos nossos utentes, os quais participaram com a partilha de experiências de vida.

Sessão de Sensibilização AVC_ UCCI (1)

O mês de outubro finalizou com doçuras e travessuras, na celebração do Halloween, uma tradição “importada”, que tem vindo a ganhar expressão no nosso país.

 

SANTA CASA PRESTA HOMENAGEM À COMENDADORA MARIA EVA

No mês de outubro, dia 13, a Misericórdia prestou homenagem à Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, que dá nome ao centro social da instituição, em Silveiros.

Em dia em que se assinalou o 18.º aniversário do seu falecimento, a Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa foi evocada pela generosidade e pela solidariedade dos seus atos e gestos, bem como pelo amor que tinha por quem a rodeava.

CSCMENC_ Homenagem à Comendadora (1)

 

TERAPIA ASSISTIDA COM CÃO NO LSA

Muitos dos utentes do Lar de Santo André (LSA) tinham, nas suas casas, animais de estimação. Com a vinda e permanência no lar, têm agora no Kiko um bom amigo.

Recorrendo à terapia assistida com cão, os utentes que assim o pretendem têm, nesta interação, momentos de bem-estar e diversão. Além disso, trabalham outras componentes, como a prática de exercícios, a memória e as relações de afeto.

Terapia_assistida_com_cão (1)

JOGOS, DINÂMICAS E OUTROS MOMENTOS NA UCCI

Na UCCI de Santo António, nas atividades de animação sociocultural, há sessões de treino cognitivo, jogos e dinâmicas de Grupos, Expressões (plástica, dramática, musical), entre outros momentos, cujo registo partilhamos.

Jogos, Dinâmicas e Momentos_UCCI (1)

“BEM-VINDA SEJAS AMÁLIA” À MISERICÓRDIA DE BARCELOS

Está patente, até 14 de novembro, no Auditório da Misericórdia de Barcelos, a exposição itinerante “Bem-Vinda Sejas Amália”. Os visitantes podem apreciar fotografias e registos audiovisuais, excertos de recortes da imprensa, três esculturas com fotos de Amália e manuscritos dos seus poemas e até uma recriação do seu camarim, com objetos que Amália levava consigo para as atuações.

Reveja algumas das imagens da inauguração, que contou com a atuação da fadista barcelense Carla Cortez, acompanhada por Rui Beirão, na guitarra portuguesa, e José Saraiva, na viola de fado.

Inauguração_BemVindaSejasAmália (1)

 


SCM Barcelos, 09-11-2021

Notícias