Há uma semana, na quinta-feira, 11 de novembro, comemorou-se o Dia de S. Martinho.
Como habitual, a data foi assinalada, ao longo do dia, nas unidades operacionais de Educação na Infância e Pessoas Idosas, bem como na UCCI de Santo António.
Segundo reza a lenda, em dia frio e de tempestade, o cavaleiro romano Martinho, deparando-se com um mendigo, partilhou com ele a capa que vestia. Face a tamanha generosidade, a tempestade desapareceu e o sol raiou. Eis o que se chama hoje “Verão de S. Martinho”.
No Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, em Silveiros, as crianças apresentaram a lenda de S. Martinho às pessoas idosas da ERPI. Além disso, realizou-se o tradicional magusto, com "os meninos à volta da fogueira".

















Encenação_Lenda de S. Martinho_ CSCMENC (1)
Também no Lar de Santo André, não faltaram as tradicionais castanhas assadas e, além disso, foi recriada a Lenda de S. Martinho.


















Festa de S. Martinho'21_ LSA (1)
Na UCCI de Santo António, o São Martinho foi comemorado numa tarde animada. Realizou-se uma aula de música com canções de São Martinho e músicas tradicionais, houve castanhas e um lanche especial.

































S. Martinho_ UCCI (1)
No Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor, a animação musical esteve a cargo de Mamex, que entreteve utentes e colaboradores. Já no exterior, enquanto se assava as castanhas, alguns dos nossos utentes foram entoando várias cantigas.






















Festa de S. Martinho'21_ LM_LRDL (1)
No Lar Nossa Senhora da Misericórdia, foi o DJ Pedro Miranda quem animou utentes e colaboradores. Além disso, não faltaram as boas castanhas assadas na tradicional fogueira.




















Festa de S. Martinho'21_ LNSM (1)
No serviço de Creche Familiar (Amas), o S. Martinho foi comemorado com trabalhos manuais, castanhas e muita diversão.










S. Martinho_ Creche Familiar (1)
Animados, à roda, em torno da fogueira, enquanto as castanhas assavam. Assim foi, no Centro Infantil de Barcelos, em pleno “Verão de S. Martinho”.
















S. Martinho'21_CIB (1)
A “Creche As Formiguinhas” estava decorada a preceito, para alegria e descoberta dos mais pequenos. Houve trabalhos manuais, castanhas e momentos divertidos.





















































S. Martinho'21_ CAF (1)
Já no Infantário Rainha Santa Isabel, o cavaleiro Martinho foi convidado especial, numa manhã animada, com castanhas, sol e cantigas.
























Festa de S. Martinho' 21_ IRSI (1)
SCM Barcelos, 18-11-2021
O serviço de Ação Social & Voluntariado promoveu, a 17 de dezembro, o primeiro lanche de Natal, reunindo pessoas beneficiárias, voluntárias, equipa técnica e representantes da Mesa Administrativa, num momento especial de partilha e união. O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis, deixou-nos palavras de reflexão sobre os tempos de conflito que atravessamos, sublinhando a importância da solidariedade e de contribuir para o conforto das pessoas em situação de vulnerabilidade. Desejou um Feliz Natal a todas as pessoas presentes e reforçou o papel essencial das pessoas voluntárias, cujo contributo acrescenta valor à instituição e à comunidade. No mês em que se assinala o Dia Internacional do Voluntariado, agradecemos a todas as pessoas voluntárias pelo papel central na construção de comunidades mais solidárias e empáticas, onde cada gesto deixa uma marca única feita de presença e humanidade. Durante o lanche, foram também distribuídos os desejos da iniciativa “Brinquedo Mágico de Natal”, desenvolvida em parceria com a área de Educação na Infância. Esta ação promove a empatia e a partilha, permitindo que as crianças da Educação na Infância da SCMB apadrinhassem os desejos das crianças do serviço de Ação Social. Realizámos ainda a entrega do cabaz de Natal, garantindo um apoio extra às famílias beneficiárias nesta época festiva. Para animar este momento, contamos com a parceria da Eternum Events, que trouxe alegria através do videobooth, garantindo muitos sorrisos e memórias. O Serviço de Ação Social & Voluntariado deseja a todas as pessoas um Feliz Natal cheio de luz, serenidade e confiança no futuro, acreditando sempre num amanhã melhor. [ALBUM:1342] Texto e fotos: Serviço de Ação Social & Voluntariado
Ver Mais
O Sacré Choeur – Vozes da Misericórdia de Barcelos apresentou-se, este sábado, à comunidade, com casa cheia. Diante do público que encheu a Igreja da Misericórdia, o coro, fundado este ano, apresentou o seu Concerto de Natal, entre melodias e espírito natalícios e os bons valores associados a esta época: amor, paz, confraternização. Colaboradores e Irmãos formam a Voz, para se cumprir mais uma Obra de Misericórdia. “Quando, em 2019, quisemos estudar, analisar e pensar as Obras de Misericórdia à luz dos tempos que vivemos, que são tempos difíceis e em que as necessidades são muitas, quisemos de alguma maneira tentar perceber de que forma é que poderíamos concretizar, hoje, essas Obras de Misericórdia. Consolar os tristes continua a ser uma das mais importantes Obras de Misericórdia. Consolar e animar. A música eleva a alma”, explicou, no final, o provedor da SCMB, Nuno Reis, concretizando logo de seguida. “Sentir com o coração, com o sagrado coração, é a tradução prática das Obras de Misericórdia nos dias de hoje. Com certeza que as Vozes da Misericórdia – quer os que constituem o coro, quer os que ajudaram a concretizar – se sentem hoje muito mais animados, muito mais elevados”. Fundado em 2025, o Sacré Choeur – Vozes da Misericórdia de Barcelos corporiza um sonho antigo da instituição. Com o nome, faz-se alusão discreta ao som da palavra coeur (coração), homófona de choeur (coro), e ao nome de um dos mais conhecidos templos católicos da Europa: a Basílica de Sacré-Coeur, em Paris. [ALBUM:1341]
Ver Mais