misericordia-de-barcelos-comemora-o-s-martinho

Misericórdia de Barcelos comemora o S. Martinho

Data foi assinalada nas unidades operacionais de Educação na Infância e Pessoas Idosas, bem como na UCCI

Há uma semana, na quinta-feira, 11 de novembro, comemorou-se o Dia de S. Martinho.

Como habitual, a data foi assinalada, ao longo do dia, nas unidades operacionais de Educação na Infância e Pessoas Idosas, bem como na UCCI de Santo António.

Segundo reza a lenda, em dia frio e de tempestade, o cavaleiro romano Martinho, deparando-se com um mendigo, partilhou com ele a capa que vestia. Face a tamanha generosidade, a tempestade desapareceu e o sol raiou. Eis o que se chama hoje “Verão de S. Martinho”.

 

No Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, em Silveiros, as crianças apresentaram a lenda de S. Martinho às pessoas idosas da ERPI. Além disso, realizou-se o tradicional magusto, com "os meninos à volta da fogueira".

Encenação_Lenda de S. Martinho_ CSCMENC (1)

Também no Lar de Santo André, não faltaram as tradicionais castanhas assadas e, além disso, foi recriada a Lenda de S. Martinho.

Festa de S. Martinho'21_ LSA (1)

Na UCCI de Santo António, o São Martinho foi comemorado numa tarde animada. Realizou-se uma aula de música com canções de São Martinho e músicas tradicionais, houve castanhas e um lanche especial.

S. Martinho_ UCCI (1)

No Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor, a animação musical esteve a cargo de Mamex, que entreteve utentes e colaboradores. Já no exterior, enquanto se assava as castanhas, alguns dos nossos utentes foram entoando várias cantigas.

Festa de S. Martinho'21_ LM_LRDL (1)

No Lar Nossa Senhora da Misericórdia, foi o DJ Pedro Miranda quem animou utentes e colaboradores. Além disso, não faltaram as boas castanhas assadas na tradicional fogueira.

Festa de S. Martinho'21_ LNSM (1)

No serviço de Creche Familiar (Amas), o S. Martinho foi comemorado com trabalhos manuais, castanhas e muita diversão.

S. Martinho_ Creche Familiar (1)

Animados, à roda, em torno da fogueira, enquanto as castanhas assavam. Assim foi, no Centro Infantil de Barcelos, em pleno “Verão de S. Martinho”.

S. Martinho'21_CIB (1)

A “Creche As Formiguinhas” estava decorada a preceito, para alegria e descoberta dos mais pequenos. Houve trabalhos manuais, castanhas e momentos divertidos.

S. Martinho'21_ CAF (1)

Já no Infantário Rainha Santa Isabel, o cavaleiro Martinho foi convidado especial, numa manhã animada, com castanhas, sol e cantigas.

Festa de S. Martinho' 21_ IRSI (1)


SCM Barcelos, 18-11-2021

Notícias