novembro-2021

Novembro | 2021

NOVEMBRO FOI MÊS DE CELEBRAÇÕES: S. MARTINHO, SANTO ANDRÉ E DIA DO PIJAMA

Ao longo do mês de novembro, foram várias as datas comemorativas assinaladas nas diferentes unidades operacionais da instituição.

A 11 de novembro, o Dia de S. Martinho foi assinalado nas várias unidades operacionais de Educação na Infância e Pessoas Idosas, bem como na UCCI de Santo António.

Mais adiante no calendário, dia 22, a Misericórdia de Barcelos, através das áreas operacionais de Educação na Infância, associou-se, uma vez mais, ao Dia Nacional do Pijama.De forma pedagógica e solidária, a data procura sensibilizar para os direitos das crianças, desde logo, o direito a crescer numa família, reforçando e celebrando “o valor da família e a aproximação entre os pais e a escola”.

No final do mês, a 30 de novembro, o Dia de Santo André foi celebrado, por utentes e colaboradores do lar a que dá nome. Pela manhã, foi realizada uma eucaristia em honra de Santo André. À tarde, de forma mais lúdica, o “Coro das Velhas” – formado pelos colaboradores – animou os utentes, com coreografias divertidas e variadas.

Festa de Santo André_LSA (1)

INAUGURAÇÃO DA OBRA DE BENEFICIAÇÃO DO LAR DA MISERICÓRDIA

A 14 de novembro, num “dia de alegria para a instituição”, perante utentes, colaboradores, familiares e amigos, foi inaugurada a obra de beneficiação do Lar da Misericórdia, com bênção de D. Jorge Ortiga.

-Encerramento Bem-Vinda Sejas Amália (1)

A cerimónia contou com um concerto de Tributo a Amália Rodrigues, sendo que o fado voltou a ser escutado, nesse mesmo dia, num momento musical que marcou o encerramento da exposição itinerante “Bem-Vinda Sejas Amália”.

UCCI COMEMORA 7.º ANIVERSÁRIO COM SENSIBILIZAÇÃO PARA A DIABETES

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António completou, a 15 de novembro, sete anos desde a sua inauguração. No mês em que se comemora também o Dia Mundial da Diabetes, a festa de aniversário foi pretexto para sensibilizar para esta doença.

7.º Aniversário_ UCCI (1)

CUIDAR COM HUMANITUDE NA SANTA CASA DE BARCELOS

Humanitude

Vinte e quatro colaboradoras do Lar Rainha Dona Leonor e Lar da Misericórdia receberam, em meados do mês, o certificado por terem terminado o processo completo da Metodologia de Cuidado Humanitude. A formação inicial, essa, contou com cerca de 40 colaboradores que integram a equipa multidisciplinar das referidas ERPI.

O foco está em humanizar cuidados, respeitar a autonomia e singularidade das pessoas de quem se cuida, dando atenção aos pormenores e repensando práticas.

A CAMINHO DO NATAL…

Ainda em novembro, o espírito natalício já tinha chegado às unidades da Misericórdia de Barcelos, com a decoração e outros preparativos para o Natal.

Deixemos que o contributo e a dedicação de todos – dos mais novos aos mais experientes – nos ajudem a dar mais encanto e beleza aos dias!

Espírito Natalício_ LM (1)

SCM Barcelos, 07-12-2021