dezembro-2021

DEZEMBRO 2021

Viramos o ano. Já em 2022, olhamos para trás e recordamos alguns momentos que a Misericórdia de Barcelos vivenciou ao longo do mês de dezembro.

CELEBRAÇÃO DO NATAL E PASSAGEM DE ANO

Foi com esperança e otimismo que os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos entraram no novo ano. Saúde, Prosperidade, Paz, Amor e Alegria são os nossos votos para 2022.

Passagem de Ano_CSCMENC_01

Mas, antes mesmo da viragem do ano, celebramos o Natal. Nas unidades de Educação na Infância, Saúde e Pessoas Idosas, houve música, dança, teatro e magia, mas também devoção, alegria e esperança.

MISERICÓRDIA DE BARCELOS PARTICIPA NO CONCURSO “NATAL ECOLÓGICO”

São três os trabalhos da Misericórdia de Barcelos - através do Centro Infantil de Barcelos, Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa e Infantário Rainha Santa Isabel - que estão a votos no concurso “Natal Ecológico 2021”, promovido pelo Município de Barcelos.

Centro Infantil de Barcelos_ Natal Ecológico 2021 (1)

Os trabalhos – em material reciclado/reutilizado – apresentados pela Santa Casa estão a votos, até domingo, 9 de janeiro, através de: https://cm-barcelos.pt/natal-ecologico/

A votação é feita por correio eletrónico, sendo permitido um voto por dia por cada endereço de e-mail.

“CAIXINHA DE NATAL” DA SCMB ALIA COMBATE À POBREZA E AO DESPERDÍCIO ALIMENTAR

Desafiada pela Phenix Portugal, a Misericórdia de Barcelos, através da sua equipa técnica da área de Ação Social e Voluntariado, preparou uma Caixinha de Natal “muito especial”, na qual procurou alinhar os valores e princípios da Phenix. “Nenhum material foi comprado para a execução deste presente. Todos os materiais foram recuperados, reutilizados e aproveitados em vez de irem para o lixo, que seria o seu inevitável destino. Procuramos construir esta Caixinha da forma mais sustentável, ecológica e zero waste possível, de forma a chamar a atenção para as temáticas do desperdício, utilização excessiva de recursos, justiça social e justiça climática”, pode ler-se na carta que acompanhava a Caixinha, aquando da entrega aos colaboradores do Continente Modelo Barcelos.

Trata-se de um simbólico agradecimento pelo contínuo apoio do hipermercado, através da doação de produtos, com os quais a Misericórdia de Barcelos consegue “melhorar, semanalmente, a vida de cerca de 25 famílias que se encontram em situações de vulnerabilidade socioeconómica”. O nosso presente foi recheado com deliciosas rabanadas, 100% vegan, confecionadas, desde logo, com pão doado pelo Continente Modelo Barcelos.

Caixinha_Mágica_SCMB_001

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS AMIGOS DOS CASTELOS EM VISITA À IGREJA, ARQUIVO E NÚCLEO MUSEOLÓGICO DA SCMB

Também em meados de dezembro, por iniciativa da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, recebemos, na Igreja da Misericórdia, Arquivo Leonor e Núcleo Museológico, um grupo de visitantes.

A visita em torno dos bens culturais e património histórico da SCMB foi conduzida por Anísio Franco, conservador no Museu Nacional de Arte Antiga e historiador de arte.

Ficam os registos fotográficos deste momento de partilha, que muito nos honrou.

Visita_Cultura_01

ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL NA UCCI

Na UCCI de Santo António, ao longo do mês de dezembro, foram realizadas diversas atividades de animação sociocultural, como sessões de treino cognitivo, jogos e outros momentos lúdicos, cujo registo aqui partilhamos.

UCCI_Atividades_dezembro'21_01

SCM Barcelos, 06-01-2022