abril-2022

abril | 2022

A SAÚDE COMO BEM MAIS PRECIOSO

Assinala-se, anualmente, a 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde. A efeméride foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como forma de alerta e de sensibilização para a importância dos cuidados de saúde e da promoção de estilos de vida saudáveis.

A data foi assinala de modo simbólico na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António.

Dia Mundial da Saúde_UCCI

A PROMOÇÃO DO LIVRO E DA LEITURA

Em abril – mês em que se assinala o Dia Internacional do Livro Infantil (a 2) e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (a 23) –, os utentes do Lar Rainha Dona Leonor (LRDL) receberam a visita do jovem escritor, Dinis Capela. É barcelense, tem dez anos e publicou, no final do ano passado, o seu primeiro livro, intitulado “Ataque Eletrofantaz – e a Pedra do Poder”.

Em conversa com as pessoas idosas que frequentam o LRDL, Dinis falou desta história, inspiradas nas suas brincadeiras com dois amigos, o Pedro e o Ângelo, às quais juntou ainda mais aventura, ao pô-los a enfrentar os Eletrofantaz.

Dinis Capela contou como foi o processo criativo e de edição, respondeu às perguntas dos nossos utentes e adiantou que já estão escritas as próximas histórias.

Dinis Capela no LRDL_01

Já na Creche As Formiguinhas (CAF), foi apresentada a história da Carochinha em fantoches de dedos para comemorar o Dia Mundial do Livro.

Comemoração do Dia do Livro_ CAF_01

VISITA PEDAGÓGICA AO CIB

Em abril, recebemos, no Centro Infantil de Barcelos, a visita de formandos de Técnico de Ação Educativa de Barcelos pelo Centro de Formação Profissional de Viana do Castelo, que proporcionaram uma manhã lúdica às nossas crianças.

Ao longo da visita – enquadrada no módulo Recursos e materiais educativos –, os formandos desenvolveram, recorrendo a diferentes materiais, jogos educativos (com elementos da Páscoa) e ainda dramatizaram contos trabalhados no módulo de Literatura para a Infância e Juventude.

Visita Pedagógica ao CIB_01

CELEBRAR ABRIL

Liberdade, solidariedade e igualdade são os valores de Abril. Em 2022, celebram-se 48 anos desde a revolução de Abril e, mais do que o cravo ou as palavras de ordem, celebramos a importância da liberdade e de cada um de nós para construirmos uma sociedade mais justa e solidária.

Celebração_25 de abril_ CAF_01

A DANÇA COMO FORMA DE ARTE E DE EXPRESSÃO

Desde 1982 que, a 29 de abril, se celebra Dia Mundial da Dança, por iniciativa do Comité Internacional da Dança da UNESCO. Também por cá, na Santa Casa, se comemorou esta forma de expressão e de manifestação artística.

Na UCCI de Santo António, numa das atividades de animação sociocultural, os nossos utentes conheceram a evolução da dança e alguns dos diferentes estilos que existem.

Dia da Dança_ UCCI_01

E, no Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor, contamos com a visita de João Capela, professor de Dança, que levou os nossos utentes numa ‘viagem’ pelas danças do mundo. Entre outros, os pontos de paragem foram Brasil, com o Samba; Cuba, com Cha Cha Cha; Argentina, com o Tango; e Viena (Áustria), tão conhecida pela Valsa. No final, também os nossos utentes puderem movimentar-se ao som da música.

Dia da Dança_ LM_LRDL_01

CELEBRAR A PRIMAVERA NO CAF E CIB

Terminamos com mais imagens da decoração e de bonitos trabalhos alusivos à primavera, realizados pelas crianças que frequentam a Creche As Formiguinhas e o Centro Infantil de Barcelos.

Primavera_ CAF_01

SCM Barcelos, 05-05-2022