trabalho-da-santa-casa-de-barcelos-e-reconhecido-internacionalmente

Trabalho da Santa Casa de Barcelos é reconhecido internacionalmente

Intervenção junto de pessoas idosas apresentada no âmbito do projeto internacional SALUD 60+

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) é uma das entidades participantes no projeto internacional SALUD 60+/Health+60, onde apresentou a intervenção realizada junto das pessoas idosas, concretamente o projeto “Mentes Ativas” e a Metodologia de Cuidado Humanitude.

“Mentes Ativas” é direcionado para doentes com diagnóstico de demência ou com défice cognitivo de ligeiro a moderado. O projeto engloba diversas atividades que, através de estratégias de orientação para a realidade, permitem ajudar a pessoa com demência a restabelecer o contacto com o seu meio envolvente. O “Mentes Ativas” foi desenvolvido, de modo piloto, no Lar de Santo André, no início do 2019, tendo sido, depois, alargado às restantes estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) da SCMB.

Já a Metodologia de Cuidado Humanitude apresenta-se como um importante contributo para as pessoas cuidadas e colaboradores do Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor, tendo alcançado resultados positivos. O foco está em humanizar cuidados, respeitar a autonomia e singularidade das pessoas de quem se cuida, dando atenção aos pormenores e repensando práticas dos cuidados.

As boas práticas e a experiência da SCMB no trabalho com pessoas idosas foram partilhadas pela técnica Joana Carvalho, em atividades de LTTA (Learning, Teaching, Training Activities) nas quais participou, em Madrid (Espanha), Larnaka (Chipre) e Patras (Grécia).  

O projeto "Salud+60"/ "Health+60" é desenvolvido pela KERIGMA - Instituto de Inovação e Desenvolvimento Social de Barcelos (Portugal), FEUP (Espanha), DAFNI KEK (Grécia) e EUROCULTURE (Chipre), sendo apoiado pelo programa Erasmus+ (ação-chave 2), financiado com o apoio da Comissão Europeia. O projeto "Salud+60"/ "Health+60" tem como objetivo principal “contribuir para o desenvolvimento de programas de formação sanitária para pessoas com mais de 60 anos de idade, numa perspetiva de educação de adultos”, através de um “intercâmbio de boas práticas em relação à promoção da sensibilização e autogestão da saúde física, emocional e social”.

Pode saber mais em https://www.salud60.eu/

 

SCMB_ Projeto SALUD 60+_01


SCM Barcelos, 22-06-2022

Notícias