academia-reforca-aposta-da-santa-casa-de-barcelos-na-formacao

Academia reforça aposta da Santa Casa de Barcelos na Formação

Apresentação da Academia de Formação marcou o encerramento da mesa-redonda “Formar para Inovar”, que decorreu esta quarta-feira

Foi apresentada, esta quarta-feira, a Academia de Formação da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB). Após o trabalho de seis anos do Centro de Formação, a Academia representa um reforço da aposta na formação, conforme explicou o provedor, também responsável pela área, Nuno Reis: “A Academia de Formação representa o aprofundamento da aposta estratégica da SCMB na formação das pessoas, na capacidade de tentar atrair o melhor talento para servir as pessoas que precisam da nossa ação diária, um compromisso também de continuar a ajudar a melhorar a capacidade de, na comunidade, outras instituições como a nossa poderem também prestar os melhores cuidados a quem deles precisa”.

A Academia de Formação da SCMB, que arrancou ontem, foi criada com a missão de responder às necessidades formativas de colaboradores da Misericórdia de Barcelos e de outras organizações, bem como da própria comunidade, assentando em três pilares: Conhecimento & Capacitação; Talento & Inovação; Sustentabilidade & Cooperação.

Na sessão, foram atualizados números que refletem o trabalho feito ao longo dos últimos seis anos, com uma intervenção junto dos colaboradores, mas também da comunidade, capacitando e qualificando as pessoas. “Estamos a falar de 3100 formandos certificados em sete áreas de saber. Ensinar é também uma Obra de Misericórdia e aprender é um dever de cada um de nós, de qualquer pessoa que queira evoluir enquanto pessoa, enquanto cidadão e enquanto profissional”, sublinhou Nuno Reis.

“Criar uma Academia é gerar um compromisso com todos os colaboradores, com a comunidade e com o mundo”, atentou Generosa do Nascimento, especialista do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, que colabora com a Misericórdia de Barcelos. A resposta aos desafios, defendeu, passa por “criar valor diariamente para o utente, para o cidadão, para o cliente, fazer mais com menos”. “Temos que inovar, mas, para isso, temos que adorar aprender e aprender a aprender, ter pensamento e competências críticas”, completou a especialista.

 

Mesa-redonda “Formar para Inovar” junta especialistas em Barcelos

A mesa-redonda “Formar para Inovar” reuniu, na manhã desta quarta-feira, em Barcelos, vários especialistas nacionais nas áreas da Formação, da Educação e da Gestão de Pessoas.

Domingos Lopes, presidente da Comissão Diretiva do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, interveio no painel sobre “Experiências de Formação e aprendizagem com impacto”, sublinhando a importância da “aposta na Educação e na Formação”. Nesse sentido, felicitou a Misericórdia de Barcelos pelo evento e em particular por “este novo serviço para a comunidade, para a sociedade, também pela importância da qualificação dos seus trabalhadores”, mas, defendeu, “mais importante é esse papel da importância social da Formação na sociedade”.

Na sua intervenção, Domingos Lopes atentou na aplicação dos fundos comunitários para a valorização das pessoas e frisou que “os fundos estruturais não financiam nem Estado nem empresas nem organizações, financiam projetos que, em última instância, têm como destinatários as pessoas e o aumento da qualidade de vida das populações europeias”.

Num outro painel – “Formar para inovar e Inovar na formação” – Carla Organista, da Academia Misericórdia do Porto, considerou que “inovar em formação é inovar em todas as fases: na elaboração do diagnóstico, na conceção, na organização, no planeamento e, depois na avaliação”. Ora Carlos Ribeiro, da Caixa de Mitos – Agência para a Inovação Social”, defendeu que “não há inovação sem um sentido de autoavaliação muito duro, muito forte. O processo de inovação tem que estar ligado a sistemas e ecossistemas de desenvolvimento das próprias organizações”.

A mesa-redonda “Formar para Inovar” reuniu, na Misericórdia de Barcelos, oito dezenas de pessoas, entre colaboradores da Instituição e representantes de entidades da região Norte – sobretudo de centros de formação e IPSS –, bem como vários especialistas nacionais nas áreas da Formação, da Educação e da Gestão de Pessoas.

A tarde foi reservada aos colaboradores da instituição e englobou três momentos: uma visita guiada ao Núcleo Museológico e Arquivo Leonor; uma atividade de Coaching, orientada por Carina Mano, onde foi ‘trabalhado’ o espírito de equipa, a importância de chegar a um consenso e a resolução de problemas; e, para terminar, uma oportunidade de convívio no Open air para tod@s, na Casa da Eira.

 

I. Mesa-redonda 'Formar para Inovar_01


SCM Barcelos, 30-06-2022

Notícias