A Misericórdia de Barcelos viveu, no mês de junho, ambiente de festa e diversão, com a celebração dos Santos Populares.
As festividades começaram, no princípio do mês, na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, para se celebrar o santo que dá nome à unidade. Entretanto, prosseguiram as festas dos Santos Populares, nas estruturas residenciais para pessoas idosas.
No Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, em Silveiros, foi Victor Rodrigues quem animou e entreteve todos, de miúdos a graúdos, com sucessos como “Põe a mão na Cabecinha” ou temas mais recentes. Destaque ainda para a tradicional cascata, muito apreciada por todos.











































Festa S. João_ CSCMENC_ 01
No Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia, a animação musical esteve a cargo do grupo Hilário & Amigos, que proporcionou bons momentos aos nossos utentes. Houve ainda lanche e confraternização.























Festa dos Santos Populares_ LNSM_CD_ 01
Já no Lar de Santo André, além do almoço de S. João, os nossos utentes contaram com a simpática visita e atuação da fanfarra “Os Apakitos”.

























Festa dos Santos Populares_ LSA_ 01
Por fim, ontem, no Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor, utentes e colaboradores participaram nas marchas populares e, depois, Jorge Amado animou musicalmente a tarde, que contou ainda com lanche convívio.










































Festa dos Santos Populares_ LM_LRDL_ 01
Entre música, as tradicionais marchas, manjericos e martelinhos, não faltam bons momentos e diversão. A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos manifesta a enorme gratidão a todos os que, graciosamente, contribuíram para estas festividades.
Ainda na Creche “As Formiguinhas”, as nossas crianças realizaram trabalhos alusivos aos Santos Populares, que ficaram depois expostos nesta unidade operacional.








Santos Populares'22_ CAF_ 01
SCM Barcelos, 01-07-2022
O serviço de Ação Social & Voluntariado promoveu, a 17 de dezembro, o primeiro lanche de Natal, reunindo pessoas beneficiárias, voluntárias, equipa técnica e representantes da Mesa Administrativa, num momento especial de partilha e união. O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis, deixou-nos palavras de reflexão sobre os tempos de conflito que atravessamos, sublinhando a importância da solidariedade e de contribuir para o conforto das pessoas em situação de vulnerabilidade. Desejou um Feliz Natal a todas as pessoas presentes e reforçou o papel essencial das pessoas voluntárias, cujo contributo acrescenta valor à instituição e à comunidade. No mês em que se assinala o Dia Internacional do Voluntariado, agradecemos a todas as pessoas voluntárias pelo papel central na construção de comunidades mais solidárias e empáticas, onde cada gesto deixa uma marca única feita de presença e humanidade. Durante o lanche, foram também distribuídos os desejos da iniciativa “Brinquedo Mágico de Natal”, desenvolvida em parceria com a área de Educação na Infância. Esta ação promove a empatia e a partilha, permitindo que as crianças da Educação na Infância da SCMB apadrinhassem os desejos das crianças do serviço de Ação Social. Realizámos ainda a entrega do cabaz de Natal, garantindo um apoio extra às famílias beneficiárias nesta época festiva. Para animar este momento, contamos com a parceria da Eternum Events, que trouxe alegria através do videobooth, garantindo muitos sorrisos e memórias. O Serviço de Ação Social & Voluntariado deseja a todas as pessoas um Feliz Natal cheio de luz, serenidade e confiança no futuro, acreditando sempre num amanhã melhor. [ALBUM:1342] Texto e fotos: Serviço de Ação Social & Voluntariado
Ver Mais
O Sacré Choeur – Vozes da Misericórdia de Barcelos apresentou-se, este sábado, à comunidade, com casa cheia. Diante do público que encheu a Igreja da Misericórdia, o coro, fundado este ano, apresentou o seu Concerto de Natal, entre melodias e espírito natalícios e os bons valores associados a esta época: amor, paz, confraternização. Colaboradores e Irmãos formam a Voz, para se cumprir mais uma Obra de Misericórdia. “Quando, em 2019, quisemos estudar, analisar e pensar as Obras de Misericórdia à luz dos tempos que vivemos, que são tempos difíceis e em que as necessidades são muitas, quisemos de alguma maneira tentar perceber de que forma é que poderíamos concretizar, hoje, essas Obras de Misericórdia. Consolar os tristes continua a ser uma das mais importantes Obras de Misericórdia. Consolar e animar. A música eleva a alma”, explicou, no final, o provedor da SCMB, Nuno Reis, concretizando logo de seguida. “Sentir com o coração, com o sagrado coração, é a tradução prática das Obras de Misericórdia nos dias de hoje. Com certeza que as Vozes da Misericórdia – quer os que constituem o coro, quer os que ajudaram a concretizar – se sentem hoje muito mais animados, muito mais elevados”. Fundado em 2025, o Sacré Choeur – Vozes da Misericórdia de Barcelos corporiza um sonho antigo da instituição. Com o nome, faz-se alusão discreta ao som da palavra coeur (coração), homófona de choeur (coro), e ao nome de um dos mais conhecidos templos católicos da Europa: a Basílica de Sacré-Coeur, em Paris. [ALBUM:1341]
Ver Mais