A Misericórdia de Barcelos viveu, no mês de junho, ambiente de festa e diversão, com a celebração dos Santos Populares.
As festividades começaram, no princípio do mês, na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, para se celebrar o santo que dá nome à unidade. Entretanto, prosseguiram as festas dos Santos Populares, nas estruturas residenciais para pessoas idosas.
No Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, em Silveiros, foi Victor Rodrigues quem animou e entreteve todos, de miúdos a graúdos, com sucessos como “Põe a mão na Cabecinha” ou temas mais recentes. Destaque ainda para a tradicional cascata, muito apreciada por todos.











































Festa S. João_ CSCMENC_ 01
No Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia, a animação musical esteve a cargo do grupo Hilário & Amigos, que proporcionou bons momentos aos nossos utentes. Houve ainda lanche e confraternização.























Festa dos Santos Populares_ LNSM_CD_ 01
Já no Lar de Santo André, além do almoço de S. João, os nossos utentes contaram com a simpática visita e atuação da fanfarra “Os Apakitos”.

























Festa dos Santos Populares_ LSA_ 01
Por fim, ontem, no Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor, utentes e colaboradores participaram nas marchas populares e, depois, Jorge Amado animou musicalmente a tarde, que contou ainda com lanche convívio.










































Festa dos Santos Populares_ LM_LRDL_ 01
Entre música, as tradicionais marchas, manjericos e martelinhos, não faltam bons momentos e diversão. A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos manifesta a enorme gratidão a todos os que, graciosamente, contribuíram para estas festividades.
Ainda na Creche “As Formiguinhas”, as nossas crianças realizaram trabalhos alusivos aos Santos Populares, que ficaram depois expostos nesta unidade operacional.








Santos Populares'22_ CAF_ 01
SCM Barcelos, 01-07-2022
A 4 de outubro, assinala-se o Dia Mundial do Animal, efeméride que foi pretexto para as pessoas idosas que residem nas nossas estruturas receberem a “visita” de vários animais, com os quais contactaram, entre sorrisos, ternura e momentos de afeto: cães, gatos, cavalo e pónei. Lar Nossa Senhora da Misericórdia – “Animais e Emoções” serviu de mote a uma atividade com animais do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Barcelos (Canil e Gatil Municipal), para criar momentos e memórias com os nossos utentes – [ALBUM:1294] Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa – Visita ao Solar do Cão e do Gato, em Balasar, para conhecer as dinâmicas e cuidados a ter com animais de companhia – [ALBUM:1292] Lar de Santo André - Atividade de demonstração com animais de quatro patas: um cavalo, um pónei e um cão, de Marco São Bento (MSB Eventos Equestres) – [ALBUM:1296] Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor - Visita e demonstração canina com os ‘patudos’ do Hotel Family Dog, proporcionando bons momentos – [ALBUM:1293] As crianças do pré-escolar do Centro Infantil de Barcelos tiveram oportunidade de conhecer ‘animais da quinta’ e as duas dinâmicas, em Silveiros. [ALBUM:1295] O Dia Mundial do Animal comemora-se, desde 1931, a 4 de outubro, pois é a data em qua a Igreja celebra São Francisco de Assis, santo padroeiro dos animais. Nas várias atividades dinamizadas na Misericórdia de Barcelos, crianças e pessoas idosas tiveram oportunidade de contactar com vários animais, lembrando a importância que estes têm na vida das pessoas, mas também a necessidade das responsabilidades e dos cuidados a ter para os proteger.
Ver Mais
Há uma semana, a 13 de outubro, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) prestou, uma vez mais, homenagem e reconhecimento à Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa. À passagem dos 22 anos desde o falecimento da benemérita, para “recordar quem, de alguma forma, ao longo da História da instituição, foi deixando sementes para que a instituição crescesse”, decorreu uma cerimónia, que contou com a participação de crianças, pessoas idosas, colaboradores e órgãos sociais. Após a eucaristia em sua memória, o provedor da SCMB, Nuno Reis, lembrou que “a História faz-se de muitos que passaram, de muitos que estão, far-se-á também daqueles que virão, é uma História que merece ser reconhecida e agradecida”. “Maria Eva e o seu marido foram pessoas importantes para a SCMB e que significam essa benemerência que hoje em dia, infelizmente, está um pouco passada de moda”, acrescentou o dirigente. [ALBUM:1291] Natural da freguesia de Silveiros, Maria Eva é exemplo de bondade e benemerência para com várias instituições do país, entre elas, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. Foi à nossa instituição que confiou a edificação e concretização do Centro Social, em Silveiros, ao qual dá nome. De resto, esta homenagem aconteceu numa altura em que “estamos a concluir aqui [em Silveiros] o maior investimento da história da instituição, que vai permitir ajudar mais pessoas e servirmos ainda melhor a nossa comunidade”, sendo mais um motivo pelo qual “não podemos deixar de agradecer”, conforme sublinhou, ainda, o provedor da SCMB, Nuno Reis.
Ver Mais