Junho já lá vai. Volvidos alguns dias, em retrospetiva, recordamos alguns momentos que marcaram a Misericórdia de Barcelos. Junho foi mês de celebrar o Dia da Criança, mas também os Santos Populares e ainda de Formar para Inovar. Mas houve mais!
Os mais pequenos entre comemorações e visitas
A sala 8 do Centro Infantil de Barcelos (CIB) fez uma vista ao Museu de Olaria na tarde do dia 7 de junho. As crianças assistiram à Lenda do Galo em teatro de sombras e experimentaram trabalhar em barro.
Ainda a propósito da comemoração do Dia Internacional dos Arquivos, as crianças do pré-escolar – concretamente da sala 7 do CIB – visitaram o Arquivo Histórico Municipal de Barcelos, no dia 7 de junho. Dali a alguns dias, participaram também nas comemorações do dia 10 de junho, em Braga, com a visita à exposição das Forças Armadas Portuguesas.
Exposição Forças Armadas_Braga_CIB_Sala7 (1)
Teatro na Infância
Os meninos e meninas das salas 5 e 6 do Infantário Rainha Santa Isabel assistiram, no princípio do mês de junho, à peça “Tudo Era Verde”, levada a cena pel’ A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos. O momento teatral esteve inserido nas comemorações do Dia da Criança.
A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos voltou ainda às unidades operacionais da Santa Casa, desta vez à Creche As Formiguinhas (CAF), para apresentar a peça “A Cigarra e a Formiga”.
Ao longo de quatro estações do ano, os mais pequenos foram conhecendo, de modo divertido, as peripécias da Cigarra e na Formiga.
A Cigarra e a Formiga_ CAF (1)
Projeto de Voluntariado – Gestos que melhoram o mundo
Já aqui demos conta da realização de sessões de sensibilização com as crianças que frequentam o pré-escolar da Misericórdia de Barcelos, como forma de as despertar para o voluntariado.
Os mais pequenos foram sensibilizados para os pequenos gestos que ajudam a melhorar o mundo – desde arrumar os brinquedos a ajudar a pôr a mesa ou, simplesmente, a ser carinhoso e a perguntar ao coleguinha por que está triste – e já começaram a agir. Eis alguns exemplos partilhados pelas crianças.
Cantinho das Boas Ações_ CIB_Sala 6
Regresso das atividades ‘fora de portas’
Junho foi também mês de regresso das atividades no exterior, para as pessoas idosas que residem nas ERPI (lares) e Centro de Dia da Santa Casa de Barcelos.
Houve idas à praia…
Ida à praia de Apúlia_ Centro de Dia (1)
A Balasar e à Franqueira…
Ida ao Santuário Alexandrina de Balasar_ LM_LRDL (1)
E ainda ao centro histórico de Barcelos e à Quinta Pedagógica de Braga.
Visita à Quinta Pedagógica de Braga_ LSA (1)
SCM Barcelos, 11-07-2022
Na Santa Casa, promovemos e valorizamos as tradições, as memórias e a identidade cultural. À semelhança do que aconteceu nas unidades de Educação na Infância, também nas estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) e na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António decorreu a tradicional desfolhada. Mais do que uma prática, o momento proporcionou o convívio e permitiu manter viva a tradição, ao som de cantigas tradicionais. Bons momentos recreativos, cujo registo fotográfico aqui partilhamos. Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia - Participação dos utentes numa desfolhada, no campo – [ALBUM:734] Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa - Desfolhada do milho, dança e cantigas tradicionais – [ALBUM:731] UCCI de Santo António - Atuação musical do grupo de Cantadeiras Lírios do Neiva e desfolhada tradicional – [ALBUM:730] Lar de Santo André - Desfolhada tradicional, ao som da atuação musical de Hilário & Amigos – [ALBUM:733] Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor - Festa das Colheitas, com desfolhada, atuação d’ Os Amigos das Cordas de Barcelos e dança - [ALBUM:732]
Ver MaisAo longo das últimas semanas, em várias unidades da Misericórdia de Barcelos – lares, jardins de infância e unidade de cuidados continuados – os nossos utentes têm mantido viva a tradição da desfolhada. Partilhamos hoje a experiência dos mais novos, na valorização das tradições de outrora, com a natureza e no contacto com a natureza, as suas cores e texturas. Nas várias unidades de Educação na Infância, houve momentos divertidos e animação musical, enquanto as crianças experimentavam a prática de desfolhar o milho, conforme os registos que aqui partilhamos. - Centro Infantil de Barcelos – [ALBUM:729] - Infantário Rainha Santa Isabel – [ALBUM:727] - Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa – (com participação dos utentes do Centro de Dia e de Lazer da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos) [ALBUM:728]
Ver Mais