No decorrer do mês de julho, a Misericórdia de Barcelos recebeu dois grupos de jovens, para desenvolver atividades de voluntariado na nossa instituição.
Na semana de 11 a 15 de julho, 35 jovens da Paróquia de Cristo Rei (Porto) participaram nas várias atividades e rotinas diárias, junto das pessoas que residem nas estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) e frequentam o Centro de Dia.
No final, depois de momentos de brincadeiras e conversas ou a rezar o terço, António Montenegro falou de uma experiência gratificante: “Como sempre, fomos mais marcados do que marcamos, levando no nosso coração, agora mais cheio, cada um dos momentos que nos faz querer, a cada dia que passa, fazer a diferença, porque, como diz a Madre Teresa de Calcutá, "Quem não vive para servir, não serve para viver".


















Voluntariado_ Paróquia de Cristo Rei (1)
Além das atividades junto das pessoas idosas, os voluntários participaram ativamente na campanha de recolha de bens de primeira necessidade, levada a cabo em três supermercados.
“A experiência de Barcelos foi melhor do que eu esperava”, garantiu Matilde Carvalho, para, logo depois, explicar: “Foi muito gratificante perceber que, apesar de todas as dificuldades que hoje vivemos, quase toda a gente contribuiu com alguma coisa”. E, desta atividade de voluntariado, a jovem portuense sublinha a riqueza da partilha daquilo que cada um tem de mais precioso: “Eu, sem dúvida, fiquei muito mais rica em dar aquilo que tinha, que para já é o meu tempo. Quem deu imagino que também tenha ficado mais rico em dar aquilo que tinha, um pacote de massa, um pacote de arroz, enfim. Todos seremos um pouco mais ricos se compartilharmos aquilo que temos”.










Campanha de Recolha de Bens_ 11 a 15 julho (1)
Na semana seguinte, entre os dias 19 e 22 de julho, 18 jovens da Asociación Cultural Albufera realizaram igualmente atividades de voluntariado na SCMB, entre jogos e música, cuidados de beleza e bem-estar na Banquinha dos Afetos, gestão e organização da Loja Social, a conservação documental e ajudaram a dar uma nova cor à parede exterior no Centro Infantil de Barcelos.
Rocío Muñoz foi a porta-voz do grupo: “Estive quatro dias a ajudar ali [no Lar Nossa Senhora da Misericórdia]. Gostei muito de poder ajudar as pessoas que trabalham no lar, no que pudesse. A par disso, aprender algo da cultura portuguesa, o idioma e os números, jogando bingo com os utentes”. Uma experiência de partilha enriquecedora. “Estou grata pela oportunidade de aprender e de ajudar. Recomendo a todos a experiência de voluntariado”, concluiu Rocío Muñoz, da Asociación Cultural Albufera.












































































Voluntariado_ Asociación Cultural Albufera (1)
A Santa Casa de Barcelos congratula-se pelo contributo destes voluntários, que escolheram a nossa instituição para fazer voluntariado e por disponibilizarem o seu tempo e esforço para nos ajudar a concretizar várias atividades.
*com Serviço de Ação Social e Voluntariado
SCM Barcelos, 09-08-2022
O serviço de Ação Social & Voluntariado promoveu, a 17 de dezembro, o primeiro lanche de Natal, reunindo pessoas beneficiárias, voluntárias, equipa técnica e representantes da Mesa Administrativa, num momento especial de partilha e união. O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis, deixou-nos palavras de reflexão sobre os tempos de conflito que atravessamos, sublinhando a importância da solidariedade e de contribuir para o conforto das pessoas em situação de vulnerabilidade. Desejou um Feliz Natal a todas as pessoas presentes e reforçou o papel essencial das pessoas voluntárias, cujo contributo acrescenta valor à instituição e à comunidade. No mês em que se assinala o Dia Internacional do Voluntariado, agradecemos a todas as pessoas voluntárias pelo papel central na construção de comunidades mais solidárias e empáticas, onde cada gesto deixa uma marca única feita de presença e humanidade. Durante o lanche, foram também distribuídos os desejos da iniciativa “Brinquedo Mágico de Natal”, desenvolvida em parceria com a área de Educação na Infância. Esta ação promove a empatia e a partilha, permitindo que as crianças da Educação na Infância da SCMB apadrinhassem os desejos das crianças do serviço de Ação Social. Realizámos ainda a entrega do cabaz de Natal, garantindo um apoio extra às famílias beneficiárias nesta época festiva. Para animar este momento, contamos com a parceria da Eternum Events, que trouxe alegria através do videobooth, garantindo muitos sorrisos e memórias. O Serviço de Ação Social & Voluntariado deseja a todas as pessoas um Feliz Natal cheio de luz, serenidade e confiança no futuro, acreditando sempre num amanhã melhor. [ALBUM:1342] Texto e fotos: Serviço de Ação Social & Voluntariado
Ver Mais
A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos foi novamente selecionada para integrar “A Ajuda Mora ao Lado”, uma campanha de Natal da Missão Continente. Assim sendo, em dois momentos diferentes, pode ajudar-nos a Ser e Fazer Misericórdia. Até 25 de dezembro, pode adquirir vales solidários - de 1,00 € ou 5,00 € - na loja Modelo – Barcelos (em Vila Frescaínha S. Pedro). A partir dessa data, a campanha estará também na App do Cartão Continente e Continente Online, podendo, se assim o pretender, fazer uma doação geral, sem limite de valor, que será depois dividida igualmente pelo universo de instituições envolvidas na campanha. A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos é uma Instituição Cristã de referência no desenvolvimento de respostas sociais que presta serviços de qualidade nas áreas do envelhecimento, saúde, infância e juventude, combate à pobreza, voluntariado, formação, culto e na promoção da cultura, salvaguardando o seu património.
Ver Mais