levando-no-nosso-coracao-agora-mais-cheio-cada-um-dos-momentos

“Levando no nosso coração, agora mais cheio, cada um dos momentos…”

Jovens escolhem Santa Casa de Barcelos para atividades de voluntariado

No decorrer do mês de julho, a Misericórdia de Barcelos recebeu dois grupos de jovens, para desenvolver atividades de voluntariado na nossa instituição.

Na semana de 11 a 15 de julho, 35 jovens da Paróquia de Cristo Rei (Porto) participaram nas várias atividades e rotinas diárias, junto das pessoas que residem nas estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) e frequentam o Centro de Dia.

No final, depois de momentos de brincadeiras e conversas ou a rezar o terço, António Montenegro falou de uma experiência gratificante: “Como sempre, fomos mais marcados do que marcamos, levando no nosso coração, agora mais cheio, cada um dos momentos que nos faz querer, a cada dia que passa, fazer a diferença, porque, como diz a Madre Teresa de Calcutá, "Quem não vive para servir, não serve para viver".

Voluntariado_ Paróquia de Cristo Rei (1)

Além das atividades junto das pessoas idosas, os voluntários participaram ativamente na campanha de recolha de bens de primeira necessidade, levada a cabo em três supermercados.

“A experiência de Barcelos foi melhor do que eu esperava”, garantiu Matilde Carvalho, para, logo depois, explicar: “Foi muito gratificante perceber que, apesar de todas as dificuldades que hoje vivemos, quase toda a gente contribuiu com alguma coisa”. E, desta atividade de voluntariado, a jovem portuense sublinha a riqueza da partilha daquilo que cada um tem de mais precioso: “Eu, sem dúvida, fiquei muito mais rica em dar aquilo que tinha, que para já é o meu tempo. Quem deu imagino que também tenha ficado mais rico em dar aquilo que tinha, um pacote de massa, um pacote de arroz, enfim. Todos seremos um pouco mais ricos se compartilharmos aquilo que temos”.

Campanha de Recolha de Bens_ 11 a 15 julho (1)

Na semana seguinte, entre os dias 19 e 22 de julho, 18 jovens da Asociación Cultural Albufera realizaram igualmente atividades de voluntariado na SCMB, entre jogos e música, cuidados de beleza e bem-estar na Banquinha dos Afetos, gestão e organização da Loja Social, a conservação documental e ajudaram a dar uma nova cor à parede exterior no Centro Infantil de Barcelos.

Rocío Muñoz foi a porta-voz do grupo: “Estive quatro dias a ajudar ali [no Lar Nossa Senhora da Misericórdia]. Gostei muito de poder ajudar as pessoas que trabalham no lar, no que pudesse. A par disso, aprender algo da cultura portuguesa, o idioma e os números, jogando bingo com os utentes”. Uma experiência de partilha enriquecedora. “Estou grata pela oportunidade de aprender e de ajudar. Recomendo a todos a experiência de voluntariado”, concluiu Rocío Muñoz, da Asociación Cultural Albufera.

Voluntariado_ Asociación Cultural Albufera (1)

A Santa Casa de Barcelos congratula-se pelo contributo destes voluntários, que escolheram a nossa instituição para fazer voluntariado e por disponibilizarem o seu tempo e esforço para nos ajudar a concretizar várias atividades.

*com Serviço de Ação Social e Voluntariado

SCM Barcelos, 09-08-2022