O fim do ano letivo 2021/2022 foi assinalado, ao longo do mês de julho, nas unidades de Educação na Infância, da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. Os mais pequenos prepararam, de forma dedicada, danças e coreografias, que apresentaram, depois, diante de familiares e pessoas amigas, na Festa de Final de Ano.
No Centro Infantil de Barcelos, decorreu uma “Festa Popular”; no Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa (Silveiros), o mote foi “Educar para os Valores”; na Creche “As Formiguinhas”, foi recriado o “Jardim Encantado” e, no Infantário Rainha Santa Isabel, o “Festival da Canção” foi ponto de partida para várias atuações.
Centro Infantil de Barcelos
Festa_Final_Ano_CIB_001
Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa
Festa_ Final_Ano_CSCMENC_001
Creche “As Formiguinhas”
Festa_Final_Ano_CAF_01
Infantário Rainha Santa Isabel
Festa_Final_Ano_IRSI_01
Também nos despedimos das 80 crianças finalistas de creche, creche familiar e pré-escolar, com os votos sinceros que continuem felizes, a crescer e a aprender de modo saudável.
Finalistas_2021_21_C_Familiar_01
SCM Barcelos, 11-08-2022
No princípio da semana, a 20 de novembro, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), através das unidades operacionais de Educação na Infância, voltou a associar-se ao Dia Nacional do Pijama. Trata-se de um dia – que coincide com a proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (em 1959) e a adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989) – em que se “promove a escola de valores - permite que as crianças aprendam a partilhar e a viver a solidariedade”, sensibilizando, desde tenra idade, para os direitos das crianças. Além disso, conforme se lê no sítio oficial da associação Mundos de Vida – que promove o Dia Nacional do Pijama –, um dos propósitos é também “liga[r] a família e a escola”, permitindo “a celebração do valor da família e a aproximação entre os pais e a escola”. Este ano, a partir do ‘robô’ que consta no cartaz oficial, foi lançado o desafio para que, a partir de um pacote de leite, as famílias dessem asas à imaginação. Registamos alguns dos trabalhos criativos e como as nossas crianças viveram este dia pedagógico e solidário. Creche Familiar [ALBUM:785] Creche “As Formiguinhas” [ALBUM:781] Infantário Rainha Santa Isabel [ALBUM:782] Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa [ALBUM:783] Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:784]
Ver MaisFoi com grande alegria e entusiasmo que as crianças e a equipa técnica (da área de Educação na Infância) do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa acolheram, esta manhã, o Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro. A propósito da visita pastoral às comunidades paroquiais de Minhotães, Monte de Fralães e Viatodos, D. José Cordeiro conheceu esta unidade da Santa Casa de Barcelos, temporariamente localizada em Viatodos, enquanto decorre a obra de ampliação do Centro Social. Na presença da Mesa Administrativa, com uma atitude simples e de proximidade e num registo afetuoso, D. José Cordeiro foi conversando com educadoras, auxiliares e criança. No decorrer da visita, os mais pequenos fizeram questão de oferecer a D. José um simbólico desenho e um bonito ramo de flores sustentáveis. [ALBUM:766]
Ver Mais