cuidados-continuados-acreditados-pela-direcao-geral-da-saude

Cuidados Continuados acreditados pela Direção-Geral da Saúde

Candidatura da Misericórdia de Barcelos concluída com êxito

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, foi acreditada com o nível de qualidade Bom, pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Com esta certificação, a UCCI de Santo António integra a listagem de entidades que respeitam as especificações e critérios estabelecidos pela Agência de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA) – pelos quais a DGS se orienta –, atestando que cumpre boas práticas em diversas dimensões: o cidadão como centro do sistema de saúde (utentes), organização da atividade centrada na pessoa (serviços), profissionais, processos de suporte e resultados em saúde.

A candidatura para certificação da UCCI de Santo António pela DGS foi apresentada em maio de 2019 e está, assim, concluída. Segundo o Provedor da SCMB, Nuno Reis, tratou-se de “um processo longo e exigente, num caminho que envolveu diferentes áreas, serviços e profissionais da instituição, num tempo em que tivemos o desafio adicional da pandemia”.

O Provedor valoriza o “crescimento e melhoria das pessoas que um processo como este proporciona”, congratula-se pela meta estratégica alcançada com a certificação, até porque “são poucas as unidades de cuidados continuados certificadas em Portugal”, e sublinha a importância do “reconhecimento externo da qualidade dos serviços prestados“.

Nuno Reis aproveita para enaltecer “o empenho dos colaboradores da Santa Casa na melhoria contínua dos cuidados” e afirma que “esta concretização é mote para, uma vez mais, reconhecer publicamente o trabalho voluntário ou profissional de quem, ao longo da maior crise de saúde pública dos últimos cem anos, tem servido os mais frágeis”.

 

UCCI de Santo António focada na prestação de cuidados humanizados

IMG_2097

Inaugurada a 15 de novembro de 2014, a UCCI de Santo António tem como objetivo “fazer a transição daquilo que foi um episódio agudo para um episódio que possa ser o mais próximo daquilo que era a vida da pessoa enquanto pessoa na comunidade”, como refere o diretor técnico, Ricardo Vieira.

Integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), a UCCI intervém ao nível da prestação de cuidados de saúde e apoio social a pessoas com necessidades de cuidados temporários ou permanentes, independentemente da idade, no âmbito de cuidados continuados de média e longa duração.

A UCCI de Santo António possui espaços físicos e recursos humanos especializados e tem em funcionamento duas unidades de internamento – a Unidade de Média Duração e Reabilitação e a Unidade de Longa Duração e Manutenção –, agora acreditadas pela DGS.

A UCCI de Santo António é, a par do Centro de Medicina Física e de Reabilitação, uma das unidades da área de Saúde da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos.

 


SCM Barcelos, 10-09-2022

Notícias