Misericórdia de Barcelos reforça aposta na promoção da Saúde
De portas sempre abertas à comunidade, no Open Day do Centro de Medicina Física e de Reabilitação (CMFR), da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), voltou a destacar-se a importância da saúde como “um bem que, cada vez mais, importa cuidar, nas suas diversas vertentes”. Este “conceito global da saúde e de cultivar hábitos de vida saudáveis” está – conforme notou Nuno Reis, provedor da SCMB – “presente nos projetos desenvolvidos nas mais diversas áreas de intervenção”.
Precisamente em linha com esta intenção de “integrar a saúde” em todas as políticas que internamente são desenvolvidas pela Santa Casa de Barcelos, o responsável da instituição partilhou uma “boa notícia”: “Aproveito para anunciar o lançamento, em breve, de uma parceria com o centro de medicina digital P5, uma iniciativa da Escola de Medicina da Universidade do Minho, que permitirá, numa primeira fase, aos nossos utentes do serviço de apoio domiciliário, beneficiar de um avaliador de sintomas, em conjunto com médicos, enfermeiros, que será uma mais-valia”. A parceria arrancará, até final deste mês de setembro, como projeto-piloto, no Centro Social de Silveiros.
Nesta edição, o Open Day da Saúde assinalou o 31.º aniversário do serviço de reabilitação física na Misericórdia de Barcelos, mas a celebração foi mais além. “Estamos hoje a celebrar 31 anos de um centro clínico e de reabilitação de excelência, ao serviço da comunidade, mas também 525 anos de uma organização que procura, nas suas mais variadas áreas de intervenção, chegar àquilo que verdadeiramente importa na vida de cada um”, finalizou o provedor, Nuno Reis.
MANHÃ SAUDÁVEL, COM ATIVIDADES DIVERSIFICADAS
A propósito da 7.ª edição do Open Day da Saúde, ao longo de toda a manhã, junto ao CMFR, realizaram-se atividades diversificadas, divertidas e promotoras de hábitos saudáveis.
Depois de, em edições anteriores, se ter falado sobre ombros, coluna ou reabilitação pós-COVID, este ano, na mesa-redonda, foram abordadas as patologias do pé e do tornozelo. Entre diferentes partilhas e abordagens, Guilherme França (ortopedista), Rui Vaz e Luís Rodrigues (médicos fisiatras do CMFR) e Olinda Teixeira (fisioterapeuta do CMFR) evidenciaram a importância de uma intervenção multidisciplinar. “Não é só tratar, mas fundamentalmente prevenir a lesão”, clarificou Armanda Pinto, diretora clínica e técnica do CMFR. A médica fisiatra explicou ainda que, a temática desta edição “alerta para os problemas do dia a dia das pessoas” e é “uma área que, desde a deformidade à patologia, é bastante abrangente”.
Além da mesa-redonda, de uma forma muito participada, decorreu uma caminhada sob o mote “Um pequeno passo para si, um grande passo para a sua saúde”, rastreios gratuitos, showcooking, pilates clínico e yoga em família (parentalidade positiva). Na iniciativa, houve ainda espaços dedicados à nutrição e à terapia ocupacional, pinturas faciais e outras diversões para as crianças.
A 7.ª edição do Open Day da Saúde contou com a participação de utentes, colaboradores e membros da irmandade da Misericórdia de Barcelos, bem como da comunidade em geral.
[ALBUM:989]
Ver Mais