misericordia-de-barcelos-presta-homenagem-a-comendadora-maria-eva

Misericórdia de Barcelos presta homenagem à Comendadora Maria Eva

Benemérita foi lembrada em dia em que se assinala o 19.º aniversário do seu falecimento

Esta quinta-feira, dia 13 de outubro, a Misericórdia de Barcelos prestou, uma vez mais, tributo à Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, que dá nome ao centro social da instituição, em Silveiros.

Em dia em que se assinala o 19.º aniversário do seu falecimento, a Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa foi lembrada pela sua generosidade. Esta tarde, foi celebrada uma missa em sua memória e, no final, foi depositada uma coroa de flores junto ao monumento de homenagem à Comendadora Maria Eva e ao marido, Manuel Nunes Corrêa.

Homenagem à Comendadora Maria Eva_2022_01

Maria Eva Martins Lage de Matos Nunes Corrêa nasceu a 4 de setembro de 1918, na freguesia de Silveiros, em Barcelos. Viveu nesta localidade barcelense até perto dos cinco anos e, em agosto de 1923, partiu com sua mãe, para Lisboa, onde prosseguiu os seus estudos.

Mais tarde, já com o marido, Manuel Nunes Corrêa, foi iniciando a sua obra de solidariedade e de partilha com os mais necessitados. O reconhecimento público surgiu em julho de 1984, quando lhes foram impostas as insígnias da Comenda da Ordem de Benemerência, pela então Secretária de Estado da Segurança Social, Leonor Beleza. Entre outras entidades e instituições, a benemérita confiou parte dos seus bens à Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, financiando parte do Centro Social, em Silveiros.

Após uma queda, a saúde de Maria Eva Nunes Corrêa foi-se deteriorando, tendo falecido a 13 de outubro de 2003, com 85 anos. Hoje, foi, uma vez mais, lembrada e homenageada pela sua bondade.

Recorde aqui um pouco mais acerca da benemérita Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa.


SCM Barcelos, 13-10-2022

Notícias