santa-casa-viveu-espirito-da-festa-das-cruzes-com-entusiasmo

Santa Casa viveu espírito da Festa das Cruzes com entusiasmo

Já nos idos de 1504, em que se estima o milagre do aparecimento da Cruz em Barcelos, os irmãos da então Confraria de Nossa Senhora da Misericórdia terão desfilado em solene procissão. Este ano, uma vez mais, uma representação da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, entre membros dos órgãos sociais e colaboradores, a instituição voltou a marcar presença na Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, que percorreu a cidade, desde a Igreja Matriz até ao templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, no feriado municipal, dia 3 de maio.

Este é o momento mais marcante em termos religiosos, mas o envolvimento e participação da Santa Casa de Barcelos é mais vasto.

Os utentes do Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, Lar da Misericórdia, Lar Rainha Dona Leonor, Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Lar de Santo André visitaram e apreciaram os tapetes de pétalas naturais, no templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, bem como os arcos da romaria, em representação de várias freguesias do concelho.

Cruzes'2023 (Foto_Município de Barcelos)

Entretanto, até 28 de maio, está patente, na Sala Gótica dos Paços do Concelho, a exposição ‘Misericórdia: Património ao Serviço da Comunidade desde 1499’, que integra a programação oficial da Festa das Cruzes 2023. 


SCM Barcelos, 10-05-2023

Notícias