DATAS COMEMORATIVAS ASSINALADAS NA SCMB
Logo no princípio do mês de maio, na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, Lar de Santo André (LSA) e Lar Nossa Senhora da Misericórdia (LNSM), assinalou-se o Dia Mundial da Higiene das Mãos, sensibilizando para a lavagem das mãos como uma boa prática, mas, sobretudo, como uma importante medida de prevenção. A este respeito, a Organização Mundial da Saúde – que instituiu o 5 de maio como Dia Mundial da Higiene das Mãos – lembra que o ato de higienizar as mãos impede em 40% a incidência de novas infeções.
Dia da Higienização das Mãos_ LNSM_ 01
Ainda na área da Saúde, na UCCI, foi sinalizado o Dia Internacional do Enfermeiro, com a oferta simbólica de uma flor a cada um dos enfermeiros da Unidade, como forma de reconhecer a importância que têm na prestação de cuidados às pessoas doentes.
Dia Internacional do Enfermeiro_ UCCI_ 01
PASSEIOS E VISITAS
No mês de maio, algumas crianças do Centro Infantil de Barcelos e do Infantário Rainha Santa Isabel visitaram a exposição “Misericórdia - Património ao Serviço da Comunidade, desde 1499”, que esteve patente na Sala Gótica dos Paços do Concelho, entre 28 de abril e 28 de maio. Os mais pequenos tiveram aqui oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor a nossa instituição.
Mas as atividades no exterior não se ficaram por aqui, com idas à biblioteca, ao parque da cidade e até uma voltinha nos carrosséis, por altura das Cruzes.
Atividades no exterior_ CIB_ Sala 7_01
Ainda no decorrer do mês de maio, os utentes do Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor voltaram ao teatro. No Theatro Gil Vicente, assistiram ao espetáculo "Auto do Cubo", apresentado pelo Teatro Educa. Visitaram ainda a exposição “Misericórdia - Património ao Serviço da Comunidade, desde 1499”, na Sala Gótica, e o Santuário da Senhora da Franqueira.
Também os utentes do Lar de Santo André estiveram fora de portas. Aqui partilhamos registos fotográfico de uma ida ao parque da cidade e da visita ao Hotel Family Dog, em Alheira.
Já os utentes do Centro de Dia e do LNSM realizaram uma atividade intergeracional com alunos do curso de Animação Sociocultural da Escola Secundária de Barcelos.
E as pessoas idosas do que residem no Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa (CSCMENC) visitaram a exposição “Misericórdia - Património ao Serviço da Comunidade, desde 1499”, a Igreja Matriz de Barcelos e ainda o Santuário da Senhora do Alívio, em Vila Verde.
Atividade intergeracional_ LNSM_CD_ 01
OUTRAS ATIVIDADES…
Ainda por cá, dentro de portas, decorreram outras atividades. Aqui partilhamos registo da Festa no Centro de Dia…
Festa no Centro de Dia_ 01
Bingo no LNSM e Centro de Dia…
Bingo no LNSM e CD_ 01
Celebramos a dádiva da Vida, com a comemoração dos aniversários, no mês de maio, no Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor…
IMG_5162
E a gratidão pelo importante contributo das estagiárias da Mobility Friends.
Mais houve mais! O mês de maio foi ainda vivido, na Santa Casa de Barcelos, com a celebração de algumas datas festivas e momentos significativos.
Para começar: depois de a futura Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, em Silveiros, ter sido reconhecida por entidades externas, agora a vertente de Creche foi também distinguida.
Entre afetos, celebrou-se não só o Dia da Mãe, mas também o Dia Internacional da Família e participamos na Festa das Cruzes. O Lar Nossa Senhora da Misericórdia comemorou os seus 33 anos ao serviço das pessoas idosas e, na UCCI de Santo António, foi assinalado o Dia da Misericórdia.
Ainda em maio, foram vários os momentos de oração, devoção e introspeção, em homenagem a Maria, Mãe de Misericórdia.
SCM Barcelos, 06-06-2023
É apresentado, esta quinta-feira, na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, o livro “Parcerias Público-Sociais: o caso dos Hospitais (des)nacionalizados”, da autoria do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis. Na obra, Nuno Reis avalia em que medida as relações de parceria Estado-Misericórdias têm contribuído para os objetivos das opções políticas de Saúde, nomeadamente na área hospitalar. Na sequência de estudo exaustivo e análise comparativa e cuidadosa, Nuno Reis dá a conhecer resultados que “reforçam essas parcerias como opção política válida em termos de sustentabilidade e acesso aos cuidados de saúde pelos utentes”. O estudo permitiu ainda concluir que “os hospitais desnacionalizados apresentam maior produtividade do que a média dos hospitais do SNS, diferença essa mais acentuada no período pós-devolução”. O livro “Parcerias Público-Sociais: o caso dos Hospitais (des)nacionalizados” – baseado na tese de doutoramento, especialidade em Administração da Saúde, defendida em março deste ano, no ISCSP-ULisboa – cruza o campo de políticas públicas e de gestão da saúde para abordar uma matéria ainda por explorar e apresenta-nos um estudo de caso que revela novos dados e, ao mesmo tempo, interpela à reflexão e procura os melhores caminhos para que as parcerias público-sociais possam ser “mais efetivas, assentes em relações de cooperação e com benefícios de boa governança para todos os parceiros”. “Estamos ante um estudo corajoso. Que valoriza com desassombro o trabalho em rede e parcerias, sendo exigente na governança e nas metas da saúde e custos para o Estado, mas admitindo inovação, sinergias, boas práticas e gestão mais próxima. É uma tese de grande oportunidade face à necessidade da melhoria de resposta do Sistema de Saúde e, em particular, do Serviço Nacional de Saúde”, escreve no prefácio Paulo Moita de Macedo. O ex-Ministro da Saúde do XIX Governo Constitucional, de 2011 a 2015, acrescenta, ainda, que este trabalho “traz-nos muitos mais dados e lança luz para o futuro”. A sessão no Porto acontece esta quinta-feira, dia 18 de setembro, pelas 18h00. A apresentação estará a cargo de António Tavares, provedor da Misericórdia do Porto, e de Manuel Pizarro, antigo ministro da Saúde do XXV Governo Constitucional, de 2022 a 2024. Segue-se uma sessão em Lisboa, a 25 de setembro, pelas 18h00, na Culturgest. Em Braga, a apresentação de “Parcerias Público-Sociais: o caso dos Hospitais (des)nacionalizados” terá lugar na Universidade do Minho - Escola de Economia e Gestão (edifício 8), Campus de Gualtar, a 1 de outubro, pelas 18h00.
Ver MaisA Santa Casa da Misericórdia de Barcelos está a participar, em Estocolmo (Suécia), no encontro Learning, Teaching and Training (LTT), no âmbito do Programa Erasmus+. Esta iniciativa integra o Projeto Progress, promovido pela entidade parceira Mobility Friends, que visa capacitar empresas e organizações para acolherem e integrarem, de forma mais eficaz, estagiários e profissionais com autismo, contribuindo para a construção de ambientes de trabalho mais inclusivos e acessíveis. Durante o LTT, as entidades participantes integram workshops e sessões práticas, que lhes permitem compreender melhor os desafios enfrentados por pessoas com autismo no contexto profissional, e adquirirem ferramentas e boas práticas para promover a sua inclusão no mercado de trabalho. Este projeto representa mais um passo na promoção da diversidade, equidade e inclusão nas organizações e na sociedade. [ALBUM:1268]
Ver Mais