maio-de-2023

maio de 2023

DATAS COMEMORATIVAS ASSINALADAS NA SCMB

Logo no princípio do mês de maio, na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, Lar de Santo André (LSA) e Lar Nossa Senhora da Misericórdia (LNSM), assinalou-se o Dia Mundial da Higiene das Mãos, sensibilizando para a lavagem das mãos como uma boa prática, mas, sobretudo, como uma importante medida de prevenção. A este respeito, a Organização Mundial da Saúde – que instituiu o 5 de maio como Dia Mundial da Higiene das Mãos – lembra que o ato de higienizar as mãos impede em 40% a incidência de novas infeções.

Dia da Higienização das Mãos_ LNSM_ 01

Ainda na área da Saúde, na UCCI, foi sinalizado o Dia Internacional do Enfermeiro, com a oferta simbólica de uma flor a cada um dos enfermeiros da Unidade, como forma de reconhecer a importância que têm na prestação de cuidados às pessoas doentes.

Dia Internacional do Enfermeiro_ UCCI_ 01

PASSEIOS E VISITAS

No mês de maio, algumas crianças do Centro Infantil de Barcelos e do Infantário Rainha Santa Isabel visitaram a exposição “Misericórdia - Património ao Serviço da Comunidade, desde 1499”, que esteve patente na Sala Gótica dos Paços do Concelho, entre 28 de abril e 28 de maio. Os mais pequenos tiveram aqui oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor a nossa instituição.

Mas as atividades no exterior não se ficaram por aqui, com idas à biblioteca, ao parque da cidade e até uma voltinha nos carrosséis, por altura das Cruzes.

Atividades no exterior_ CIB_ Sala 7_01

Ainda no decorrer do mês de maio, os utentes do Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor voltaram ao teatro. No Theatro Gil Vicente, assistiram ao espetáculo "Auto do Cubo", apresentado pelo Teatro Educa. Visitaram ainda a exposição “Misericórdia - Património ao Serviço da Comunidade, desde 1499”, na Sala Gótica, e o Santuário da Senhora da Franqueira.

Também os utentes do Lar de Santo André estiveram fora de portas. Aqui partilhamos registos fotográfico de uma ida ao parque da cidade e da visita ao Hotel Family Dog, em Alheira.

Já os utentes do Centro de Dia e do LNSM realizaram uma atividade intergeracional com alunos do curso de Animação Sociocultural da Escola Secundária de Barcelos.

E as pessoas idosas do que residem no Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa (CSCMENC) visitaram a exposição “Misericórdia - Património ao Serviço da Comunidade, desde 1499”, a Igreja Matriz de Barcelos e ainda o Santuário da Senhora do Alívio, em Vila Verde.

  

Atividade intergeracional_ LNSM_CD_ 01

OUTRAS ATIVIDADES…

Ainda por cá, dentro de portas, decorreram outras atividades. Aqui partilhamos registo da Festa no Centro de Dia

Festa no Centro de Dia_ 01

Bingo no LNSM e Centro de Dia

Bingo no LNSM e CD_ 01

Celebramos a dádiva da Vida, com a comemoração dos aniversários, no mês de maio, no Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor

IMG_5162

E a gratidão pelo importante contributo das estagiárias da Mobility Friends.

ESTAGIOS_MOBILITY - Cópia

 

Mais houve mais! O mês de maio foi ainda vivido, na Santa Casa de Barcelos, com a celebração de algumas datas festivas e momentos significativos.

Para começar: depois de a futura Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, em Silveiros, ter sido reconhecida por entidades externas, agora a vertente de Creche foi também distinguida.

Entre afetos, celebrou-se não só o Dia da Mãe, mas também o Dia Internacional da Família e participamos na Festa das Cruzes. O Lar Nossa Senhora da Misericórdia comemorou os seus 33 anos ao serviço das pessoas idosas e, na UCCI de Santo António, foi assinalado o Dia da Misericórdia.

Ainda em maio, foram vários os momentos de oração, devoção e introspeção, em homenagem a Maria, Mãe de Misericórdia.


SCM Barcelos, 06-06-2023

Notícias