Outubro é o mês dedicado à Pessoa Idosa. Logo a 1 de outubro, assinala-se o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Mais do que datas no calendário, pretende-se que seja mote para refletir e consciencializar para “as oportunidades e desafios do envelhecimento no nosso tempo”, para que este seja um ‘processo’ digno e de qualidade.
Cada pessoa idosa é interveniente e testemunha da História, ao preservar tradições e costumes, ao partilhar conhecimentos e afetos.
A cada pessoa idosa, o nosso respeito e gratidão!
A 1 de outubro, o Dia Internacional da Pessoa Idosa foi, então, assinalado pelos utentes que frequentam as diferentes estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) e Centro de Dia, da Misericórdia de Barcelos, com diversas atividades, que aqui recordamos.
Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor
– Workshop “Uma viagem pelos sentidos” e animação musical com Manuel Sousa –
Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia
– Momento de celebração do Dia Internacional da Pessoa Idosa e do Dia Mundial da Música, com atuação de Nídio Mendes –
Lar de Santo André
– Comemoração da efeméride com animação pelo grupo “Concertinas Senhor da Cruz”, do CCOB –
Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa
– Momento de partilha, afetos e convívio entre pessoas idosas e crianças da unidade de Educação na Infância, com realização de jogo de boccia –
No Lar do CSCMENC, em Silveiros, o dia foi vivido com particular alegria e contentamento, pois comemorámos também o centenário de Bernardina da Costa Silva, utente desta estrutura desde novembro de 2022.
O momento festivo e de celebração contou com a presença dos residentes da estrutura e das crianças de creche e pré-escolar, da família, dos colaboradores e Mesa Administrativa da instituição. Com o foco na sua serenidade e ternura do olhar, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos congratula-a pela longevidade e deseja-lhe dias muito felizes!
Dia Mundial da Música, na UCCI
Além de ser Dia Internacional da Pessoa Idosa, a 1 de outubro, assinala-se também o Dia Mundial da Música. Na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, a efeméride foi pretexto para recebermos uma agradável visita de crianças do Infantário Rainha Santa Isabel. Depois, os utentes da UCCI representaram a história “Os Músicos de Bremen”, com recurso a fantoches – que eles próprios produziram – representando os quatro animais do conto.
Seguiu-se um momento musical, que foi protagonizado pelos utentes e equipa da UCCI.
SCM Barcelos, 17-10-2025