Notícias

13 Dez
jovens-de-diferentes-nacionalidades-fazem-voluntariado-na-scmb

Jovens de diferentes nacionalidades fazem voluntariado na SCMB

Onze jovens de diferentes nacionalidades estiveram na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, para um contacto com o Voluntariado Institucional. Os jovens voluntários, divididos por dois grupos, estiveram no Lar Santo André e no Centro de Dia. Num primeiro momento, colaboraram na dinamização de uma atividade de animação sociocultural. Depois, apoiaram e acompanharam os utentes na refeição. Andrea Giuseppe tem 16 anos, é italiano e, de imediato, empatizou com Emília Durães, do Lar Santo André. "Cheguei mais perto dela e, de repente, logo após eu ter dito ‘Olá’, ela foi tão simpática e amigável comigo, que nos tornamos amigos num segundo. Senti-me como se ela fosse a minha avó”, contou o italiano, no final da atividade. Andrea explicou ainda que veio a Portugal para fazer voluntariado porque gosta de ajudar e gosta de se “desafiar e viver novas experiências”. E, completou, “é importante ser voluntário com pessoas idosas, porque podemos sempre aprender com a experiência delas e elas, muitas vezes, precisam de ajuda e cuidados”. No Centro de Dia, esteve Anita Fiore, também de Itália. “Decidi participar nesta atividade, porque acho que realmente é uma boa experiência. É muito bom poder ajudar as pessoas e gosto de fazer voluntariado”, explicou a jovem. “Tem sido ótimo. A atividade que fizemos foi divertida e pudemos ajudar as pessoas idosas”, rematou Anita. Testemunhos de dois dos onze jovens que participaram nesta atividade, como forma de promover a “participação cívica dos jovens do intercâmbio em ações de voluntariado de interesse social e comunitário”. A atividade estava inserida no Hands4You, o mais recente intercâmbio promovido pela SOPRO – Solidariedade e Promoção, no âmbito do Programa Erasmus +, e que envolve mais seis organizações de diferentes países, além de Portugal - Itália, Espanha, Reino Unido e Croácia.    [ALBUM:23]   

Ver Mais
03 Dez
santa-casa-associa-se-a-celebracao-do-dia-do-voluntariado

Santa Casa associa-se à celebração do Dia do Voluntariado

Esta quinta-feira, dia 5 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional do Voluntariado. A efeméride foi estabelecida em 1985, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como forma de sensibilizar para o voluntariado e apoiar grupos dedicados a ações voluntárias. Em Barcelos, o Dia Internacional do Voluntariado será assinalado na manhã de quinta-feira, com um percurso pelas ruas da cidade. A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, no âmbito da parceria com o Banco Local de Voluntariado, associa-se a este momento. A concentração dos voluntários está agendada para as 10h15, no Largo da Porta Nova. “Já pensou várias vezes em ser voluntário? Junte-se a nós!”

Ver Mais
29 Out
formandosas-e-colaboradoresas-juntos-numa-pintada-de-amor

Formandos/as e Colaboradores/as juntos n’“Uma Pi(n)tada de Amor"

Três dezenas de formandos/as e colaboradores/as da Misericórdia de Barcelos juntaram-se numa ação de voluntariado institucional. “Por uma Pi(n)tada de Amor” serviu de mote para dar uma nova cor às salas de formação, no Infantário Rainha Santa Isabel. O desafio foi lançado pela Ação Social e Voluntariado e pelo Centro de Formação. Ivone Ferreira, colaboradora da instituição, aceitou de imediato e participou nos dois momentos da ação: “Foi um convite que surgiu por parte da Santa Casa e estou sempre disposta a ajudar a nossa instituição, portanto, aderi a esta causa”. Ivone Ferreira, que “nunca tinha pegado numa trincha”, gostou de perceber e acompanhar todo o processo da pintura de uma parede: “Começámos por proteger o chão e as partes do rodapé e outras madeiras, depois aplicámos o primário, deixámos secar alguns dias e hoje estamos a fazer a primeira mão de pintura com a tinta própria”. Também Eduarda Vale participou na ação de voluntariado, de onde retirou várias aprendizagens, “como pôr fita e isolar com o plástico”, entre outros aspetos que não sabia e aprendeu. A ama da instituição e cliente do Centro de Formação reconhece a relevância deste tipo de ações: “É importante ajudarmos outras pessoas, neste caso a Santa Casa. É um trabalho bonito e, onde toda a gente ajuda, nada custa”. A ação de voluntariado institucional “Uma Pi(n)tada de Amor” realizou-se, num ambiente de trabalho e convívio, a 19 e 24 de outubro, no Infantário Rainha Santa Isabel. A Ação Social e Voluntariado e o Centro de Formação agradecem o precioso contributo e empenho dos trinta voluntários participantes.   [ALBUM:7]

Ver Mais
30 Jul
grupo-de-escuteiros-em-acao-de-voluntariado-na-santa-casa

Grupo de escuteiros em ação de voluntariado na Santa Casa

A Misericórdia de Barcelos recebeu, esta segunda-feira, o agrupamento de escuteiros 597, de Tires, para uma ação de voluntariado. Os voluntários estiveram nos lares da instituição e na Unidade de Cuidados Continuados, onde ajudaram nas tarefas diárias e divertiram os nossos utentes com jogos.  Clique na foto para ver o álbum. 

Ver Mais
16 Nov
acao-de-formacao-procura-ativa-de-emprego

Ação de formação: Procura Ativa de Emprego

Esta centrou-se na capacitação para uma entrevista de emprego. No final, e resultante de uma parceria com a Escola Bellekorpus”, foram oferecidos tratamentos de estética e serviço de cabeleireiro. A sessão de estética decorreu no dia 14 de novembro nas instalações da Bellekorpus, e contou com a participação das nossas utentes. Esta foi uma tarde diferente e cheia de glamour. O resultado final foi muito positivo, sendo que o testemunho das participantes se resumiu a “foi uma tarde muito bem passada” que foi uma “maravilha”, “todos, sem exceção foram muito amáveis e prestáveis”. 

Ver Mais
05 Jul
m33ting-you-for-a-cause-concretizar-sonhos-e-contribuir-para-uma-boa-causa

M33ting You for a cause: Concretizar sonhos e contribuir para uma boa causa

No total foram angariados cerca de 6000 euros, verba que reverte na totalidade a favor da Loja Social. O evento, apresentado pelos locutores da Rádio Nove3cinco Leandro Covinha e Sara Oliveira, contou com a participação dos Dj’s Lee Faria e Hélder Faria, Lipe Percussion, Fububeatbox, Bárbara Carvalho e Soulfly Art Lovers, que animaram a tarde no pavilhão municipal de Barcelos. A influenciadora digital Adriana Lima, a Miss Teenager Europe 2016 Sara Oliveira e os youtubers Wuant e Owhana foram os grandes convidados desta festa, sendo entrevistados e, depois, interagindo com os seus fãs. Foram, assim, proporcionados grandes momentos aos mais jovens que manifestaram, ao longo do espetáculo, grande entusiasmo. “Esta iniciativa solidária teve um duplo sabor: conseguimos verbas para criar infraestruturas dignas para a loja social e também permitimos que os mais pequenos se divertissem e sobretudo estivessem junto dos seus ídolos, algo que para muitos entendemos que de outra forma seria impossível. Este é o resultado de muito trabalho pelo que agradeço a todos os que contribuíram para que este evento fosse um sucesso. Obrigado aos colaboradores, patrocinadores, pontos de venda, Escuteiros de S. Veríssimo e Silveiros e todos os que se associaram a nós.”, afirmou o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, Firmino Silva, no final do evento.   Veja aqui o filme do evento!

Ver Mais
1
2