do-olhar-a-fotografia-scmb-promove-acao-de-formacao-na-area

Do olhar à fotografia: SCMB promove ação de formação na área

O Centro de Formação da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, no âmbito do Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego (POISE), está a promover uma formação modular gratuita em comunicação visual, para todos aqueles que querem aprofundar conhecimentos nesta área. Ao longo de quatro semanas, os/as formandos/as são convidados/as a explorar as várias técnicas da fotografia e vídeo.

“O que se pretende é que os alunos, em pouco tempo, tenham os conhecimentos básicos da fotografia, como a luz, o enquadramento e a exposição. O objetivo final do curso é que eles consigam fotografar em modo manual. Quero que aprendam a trabalhar neste modo e que não usem o automático ou os predefinidos da máquina”, explica o formador, Paulo Figueiredo, acrescentando que quer os/as formandos/as “evoluam e trabalhem o olho para serem os melhores fotógrafos possíveis”. “Todos os conhecimentos que tenho passado a nível de fotografia se aplicam ao vídeo, porque a base é a mesma”, concluiu o formador.

O grupo, composto por 15 pessoas, recebe formandos/as de diferentes áreas. Fernanda Pereira, de 50 anos, é oficial de registos e veio pelo gosto por aprender. “Aliar a aprendizagem ao prazer de fazer melhor, para mim, é ótimo. Aqui, exploramos a parte de enquadrar as fotografias, de saber lidar com a luz, entre outras coisas”, conta, explicando que vai levar esta aprendizagem para outras atividades: “Sou voluntária numa igreja e uma das coisas que faço é tirar fotografias, quero aprender a captar os momentos, daí ter-me inscrito nesta formação”.

Glória Campos, de 53 anos, veio com uma colega de trabalho. “É uma novidade para mim, é tudo novo. Estou a aprender coisas que não estava a contar, que nem fazia ideia que existiam. Espero ficar a conhecer mais sobre esta área e daqui para a frente quero tirar fotografias melhores”, contou a formanda.

Também o interesse em fotografar melhor fez com que Catarina Araújo, de 19 anos, se inscrevesse nesta formação. “Sempre tive o gosto por esta área. Eu achava que tinha olho para captar imagens bonitas, mas há técnicas que não fazemos ideia que existem e que melhoram mesmo muito uma fotografia”, contou a formanda, para, logo depois, exemplificar: “O ISO, por exemplo, não fazia ideia que alterava tanto o resultado. Isto ajuda bastante a saber trabalhar com uma máquina fotográfica”.

A formação “Comunicação Visual – Fotografia e Vídeo” tem uma duração de 25 horas e decorre na Casa da Eira, para os/as formandos/as explorarem diferentes paisagens. Os/as participantes vão ainda ter a experiência de fotografar e editar num estúdio de fotografia. No final, será realizada uma exposição itinerante nos diferentes equipamentos da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, com as fotografias captadas ao longo da formação.

 

ÁLBUM DE FOTOS

 

 

POISE_PT2020_FSE

 


SCM Barcelos, 26-07-2019

Notícias