Cerca de 300 postais foram hoje distribuídos pelos utentes das cinco Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) - Lar Santo André, Lar Nossa Senhora da Misericórdia, Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor -, do Centro de Dia e da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI).
A iniciativa de produzir os postais partiu da equipa de professores da Profitecla de Barcelos e foi abraçada pelos alunos, "de imediato, com muito empenho e muito entusiasmo", conforme sublinhou Cristiana Amaral, professora da instituição.
A atividade envolveu perto de 300 alunos, com "trabalhos de todo o género, dos mais simples aos mais elaborados", mas, sobretudo, "com o intuito de fazer chegar este miminho, esta mensagem bonita aos utentes da Santa Casa, com toda a segurança, lembrar que continuamos cá, embora eles estejam lá dentro fechados".
Carla Sofia, aluna da Profitecla de Barcelos, com gosto pelas artes, foi uma dos que abraçou a iniciativa de forma entusiasmada e fez 13 postais. "Que tenham força, não esmoreçam, não desistam, apesar desta fase", foi a mensagem que procurou transmitir. E foi de forma enternecida e com encanto que os nossos utentes receberam estas mensagens de Natal.
A Santa Casa agradece o gesto nobre da Profitecla e de todos os que se empenharam neste trabalho.










































CD_020
SCM Barcelos, 23-12-2020
O serviço de Ação Social & Voluntariado promoveu, a 17 de dezembro, o primeiro lanche de Natal, reunindo pessoas beneficiárias, voluntárias, equipa técnica e representantes da Mesa Administrativa, num momento especial de partilha e união. O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis, deixou-nos palavras de reflexão sobre os tempos de conflito que atravessamos, sublinhando a importância da solidariedade e de contribuir para o conforto das pessoas em situação de vulnerabilidade. Desejou um Feliz Natal a todas as pessoas presentes e reforçou o papel essencial das pessoas voluntárias, cujo contributo acrescenta valor à instituição e à comunidade. No mês em que se assinala o Dia Internacional do Voluntariado, agradecemos a todas as pessoas voluntárias pelo papel central na construção de comunidades mais solidárias e empáticas, onde cada gesto deixa uma marca única feita de presença e humanidade. Durante o lanche, foram também distribuídos os desejos da iniciativa “Brinquedo Mágico de Natal”, desenvolvida em parceria com a área de Educação na Infância. Esta ação promove a empatia e a partilha, permitindo que as crianças da Educação na Infância da SCMB apadrinhassem os desejos das crianças do serviço de Ação Social. Realizámos ainda a entrega do cabaz de Natal, garantindo um apoio extra às famílias beneficiárias nesta época festiva. Para animar este momento, contamos com a parceria da Eternum Events, que trouxe alegria através do videobooth, garantindo muitos sorrisos e memórias. O Serviço de Ação Social & Voluntariado deseja a todas as pessoas um Feliz Natal cheio de luz, serenidade e confiança no futuro, acreditando sempre num amanhã melhor. [ALBUM:1342] Texto e fotos: Serviço de Ação Social & Voluntariado
Ver Mais
O Sacré Choeur – Vozes da Misericórdia de Barcelos apresentou-se, este sábado, à comunidade, com casa cheia. Diante do público que encheu a Igreja da Misericórdia, o coro, fundado este ano, apresentou o seu Concerto de Natal, entre melodias e espírito natalícios e os bons valores associados a esta época: amor, paz, confraternização. Colaboradores e Irmãos formam a Voz, para se cumprir mais uma Obra de Misericórdia. “Quando, em 2019, quisemos estudar, analisar e pensar as Obras de Misericórdia à luz dos tempos que vivemos, que são tempos difíceis e em que as necessidades são muitas, quisemos de alguma maneira tentar perceber de que forma é que poderíamos concretizar, hoje, essas Obras de Misericórdia. Consolar os tristes continua a ser uma das mais importantes Obras de Misericórdia. Consolar e animar. A música eleva a alma”, explicou, no final, o provedor da SCMB, Nuno Reis, concretizando logo de seguida. “Sentir com o coração, com o sagrado coração, é a tradução prática das Obras de Misericórdia nos dias de hoje. Com certeza que as Vozes da Misericórdia – quer os que constituem o coro, quer os que ajudaram a concretizar – se sentem hoje muito mais animados, muito mais elevados”. Fundado em 2025, o Sacré Choeur – Vozes da Misericórdia de Barcelos corporiza um sonho antigo da instituição. Com o nome, faz-se alusão discreta ao som da palavra coeur (coração), homófona de choeur (coro), e ao nome de um dos mais conhecidos templos católicos da Europa: a Basílica de Sacré-Coeur, em Paris. [ALBUM:1341]
Ver Mais