Anualmente, a 15 de maio, assinala-se o Dia Internacional da Família. A data foi escolhida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas como forma, desde logo, de sublinhar o importante papel da família na vida de cada um de nós, reforçando igualmente a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os que compõem a família.
Na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, as nossas crianças e respetivas famílias foram desafiadas a mostrar-nos o que significa para elas a Família. Para isso, receberam uma casa, que decoraram de forma criativa, com desenhos, fotografias e/ou materiais diversos.
Os trabalhos estiveram depois expostos em cada uma das unidades da área de Educação na Infância para que todos pudessem apreciar como Família é Abrigo. Carinho. Amor. Proteção. Afeto.
Creche Familiar




















Dia da Família_ Creche Familiar (1)
Creche As Formiguinhas


















Exposição_ D. Família_ CAF (1)
Centro Infantil de Barcelos




























Exposição_ D. Família_ CIB (1)
Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa





















Exposição_ D. Família_ CSCMENC (1)
Infantário Rainha Santa Isabel






























Exposição_D. Família_ IRSI (1)
Família é também esta Santa Casa. No Lar Rainha Dona Leonor e Lar da Misericórdia, os nossos utentes partilharam opiniões e sublinharam a importância da família como porto de abrigo. E, como cantaram, que todos conheçamos “a força que brota do amor”.

































Dia da Família_LM_LRDL (1)
SCM Barcelos, 19-05-2021
A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) reforçou, hoje, o seu compromisso com a formação e desenvolvimento de pessoas, ao celebrar um Protocolo de Cooperação com a Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas. O acordo, assinado esta quinta-feira, durante a 56th International People Conference | Sustentabilidade Humana, prevê a cooperação através de investigação aplicada, formação, imersão e/ou estágios e partilha de boas práticas no âmbito da intervenção social desenvolvida pela SCMB. O foco desta parceria assenta na disseminação e partilha de conhecimentos e boas práticas sobre Recursos Humanos, Trabalho e Competências, contemplando a adoção de tecnologias e estimulando o desenvolvimento de ecossistemas colaborativos entre indivíduos, organizações e sociedade. A parceria entre a Misericórdia de Barcelos e a Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas acontece na senda da aposta na formação e capacitação das pessoas, levada a cabo pela nossa instituição. A este propósito, já este ano, 345 colaboradores participaram em ações de formação, foram realizados cerca de 20 estágios profissionais, cerca de 90 estágios curriculares nas mais diversas áreas de formação profissional e 115 estágios internacionais ERASMUS+. Além disso, a formação da comunidade – promovida pelo projeto atual, cofinanciado no âmbito do Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS2030) –, conta já com cerca de 700 pessoas formadas.
Ver Mais
A Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António celebrou, segunda-feira, de forma simbólica, os seus 11 anos de atividade, com a realização de uma eucaristia de ação de graças, animada musicalmente pelo Sacré Choeur – Vozes da Misericórdia de Barcelos. A celebração do aniversário foi pretexto para recordar que, ao longo desta trajetória, a UCCI de Santo António tem sido “um espaço de acolhimento, recuperação e esperança, onde cada gesto e cada olhar refletem o valor humano do cuidar”. “Cuidar com excelência e humanidade” é o propósito da equipa de trabalho desta unidade, que reconhece e agradece a todos – utentes, famílias, profissionais, voluntários e Mesa Administrativa – os que fazem parte desta história e contribuem diariamente para que o trabalho seja feito com “qualidade, empatia e respeito”. Com 11 anos de existência, a UCCI de Santo António tem em funcionamento duas unidades de internamento – a Unidade de Média Duração e Reabilitação e a Unidade de Longa Duração e Manutenção –, acreditadas pela DGS, desde 2022. Possui ainda cinco camas, em regime de internamento privado. [ALBUM:1321]
Ver Mais