O mês de junho é associado aos Santos Populares: Santo António (13), São João (24) e São Pedro (29). Entre música, as tradicionais marchas, manjericos e martelinhos, não faltam bons momentos e diversão.
Este ano, mantivemos a prudência e cuidados, não deixando de celebrar as festividades.
Na Unidade de Cuidados Continuados Integrados, prestou-se homenagem a Santo António, o santo popular que dá nome à Unidade. No dia 8, foi celebrada a Eucaristia em cada um dos pisos, seguindo-se o lanche convívio. No dia 13, a data foi assinalada ao almoço, com momentos de convívio.





































Festa Sto. António_ UCCI (1)
No Lar de Santo André, a festa fez-se a 21 de junho, com as tradicionais marchas, organizadas pelos colaboradores, e com a animação musical da Banda do Bairro.












Santos Populares_LSA (1)
No Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa (Silveiros), em véspera de São João, houve marchas, sardinhada e momentos de confraternização.





































S. João_ CSCMENC (1)
Também no Lar Nossa Senhora da Misericórdia, os colaboradores animaram os utentes deste lar e do Centro de Dia, com a realização de marchas populares. O som da concertina fez-se também ouvir, em momentos de diversão.








































S. João_ LNSM (1)
Por fim, encerramos as festividades no Lar da Misericórdia e no Lar Rainha Dona Leonor, com a festa em honra de São Pedro. Com a decoração a rigor, colaboradores e utentes foram protagonistas das marchas. A tarde contou ainda com a animação musical do DJ Pedro Miranda.














































Festa de S. Pedro_ LM_LRDL (1)
SCM Barcelos, 06-07-2021
Com decoração a preceito nas várias unidades operacionais da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, o Dia de S. Martinho foi lembrado e comemorado, desde logo, com magustos e momentos de convívio. UCCI de Santo António – Festa com participação de crianças do Centro Infantil de Barcelos, teatro de fantoches animação musical pelas “Cantadeiras do Lírio do Neiva” e por colaboradores e utentes – [ALBUM:1322] Reza a lenda que, num dia frio e de tempestade, o cavaleiro romano Martinho, cruzando-se com um mendigo, cortou a meio a capa que vestia, para partilhar com o homem que precisava. Face à generosidade de Martinho, como por milagre, a tempestade desapareceu, dando lugar a um luminoso sol. Eis o que se chama, atualmente, “Verão de S. Martinho”. Nas unidades de Educação na Infância, a lenda de S. Martinho serviu de mote para representações teatrais, belos trabalhos manuais, jogos, muitas brincadeiras e, claro, os tradicionais magustos. Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:1327] Creche As Formiguinhas [ALBUM:1328] Infantário Rainha Santa Isabel [ALBUM:1329] CSCMENC (Silveiros) – Fogueira e castanhas assadas, com convívio intergeracional entre crianças e pessoas idosas do centro social – [ALBUM:1326] Lar da Misericórdia/ Lar Rainha Dona Leonor – Decoração a preceito e festa com atuação musical do coro de utentes e colaboradores, Mamex e Sr. Campinho e Amigos – [ALBUM:1323] Lar de Santo André – Atuação musical dos Motocavaquinhos, em tarde de animação e celebração – [ALBUM:1324] Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia – Tarde de convívio e celebração, com animação musical do Grupo de Cordofones e Tuna do IAESM – [ALBUM:1325] Castanhas, encontros intergeracionais, partilhas de histórias e memórias, momentos musicais e muita animação marcaram a celebração do Dia de S. Martinho na Misericórdia de Barcelos.
Ver Mais
A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) reforçou, hoje, o seu compromisso com a formação e desenvolvimento de pessoas, ao celebrar um Protocolo de Cooperação com a Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas. O acordo, assinado esta quinta-feira, durante a 56th International People Conference | Sustentabilidade Humana, prevê a cooperação através de investigação aplicada, formação, imersão e/ou estágios e partilha de boas práticas no âmbito da intervenção social desenvolvida pela SCMB. O foco desta parceria assenta na disseminação e partilha de conhecimentos e boas práticas sobre Recursos Humanos, Trabalho e Competências, contemplando a adoção de tecnologias e estimulando o desenvolvimento de ecossistemas colaborativos entre indivíduos, organizações e sociedade. A parceria entre a Misericórdia de Barcelos e a Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas acontece na senda da aposta na formação e capacitação das pessoas, levada a cabo pela nossa instituição. A este propósito, já este ano, 345 colaboradores participaram em ações de formação, foram realizados cerca de 20 estágios profissionais, cerca de 90 estágios curriculares nas mais diversas áreas de formação profissional e 115 estágios internacionais ERASMUS+. Além disso, a formação da comunidade – promovida pelo projeto atual, cofinanciado no âmbito do Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS2030) –, conta já com cerca de 700 pessoas formadas.
Ver Mais