rir-e-uma-coisa-seria

"Rir é uma coisa séria”

Atividade de yoga do riso foi desenvolvida em formação de Animação em Instituições de Saúde

“Rir é uma coisa séria”. Foi o mote da atividade de yoga do riso, dinamizada pela formanda Liliana Sousa e desenvolvida no âmbito de uma sessão da formação modular certificada em “Animação em Instituições de Saúde”. “Nós não nos rimos. Nós crescemos e então os idosos têm aquela dificuldade de se expressar, de rir, de sorrir, de dar gargalhadas, porque parece mal”, começou por dizer a formadora, Cláudia Brito, para, logo depois, explicar a importância desta prática: “O yoga do riso traz a respiração, os ensinamentos do yoga, do estar, do corpo, do aqui e agora, associado ao riso que, por sua vez, nos traz o momento presente. Naquele momento, não estamos tristes, estamos a divertir-nos”. 

A atividade, dinamizada por Liliana Sousa, proporcionou, de facto, momentos de alegria e bem-estar, bem como sonoras gargalhadas, nas perto de 20 pessoas que participam na formação em “Animação em Instituições de Saúde”, promovida pelo Centro de Formação da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, no âmbito do Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego (POISE). 

A ação tem como principal objetivo “reconhecer a importância das atividades de ocupação / animação da pessoa idosa”. Assim, a formação “foi pensada e está estruturada em animação em instituições com idosos”. Inicialmente, foi dado enfoque ao perfil do animador, com “dinâmicas e atividades em que se apelasse à inteligência emocional, à comunicação, à escuta ativa, ou seja, a um conjunto de capacidades que são muito importantes para os animadores trabalharem com os idosos e com a equipa”, explicou a formadora, Cláudia Brito, certa de que, “conhecendo muito bem e conseguindo ter mais consciência destas nossas competências, conseguimos muito mais trabalhar com o idoso”. 

José Miguel Santos é um dos participantes na ação. Inscreveu-se motivado, desde logo, pelo nome da formação “Animação em instituições de saúde”: “É uma área de que gosto bastante: animação. Então, para adquirir conhecimentos e possivelmente fazer novos projetos, esta formação irá dar-me mais valias para poder seguir o meu percurso dentro da animação”. Trata-se de uma formação essencialmente prática, mas também com partilha de conhecimentos teóricos, conforme contou: “É uma formação prática, mas, ao mesmo tempo, também nos prepara mais, dentro um pouco do campo holístico, a tentar perceber a realidade do que se passa nas instituições e como lidar com idosos, com crianças, dentro do tema da animação”. 

Depois de abordado o perfil do animador, formadora e formandos trabalharam também a terapia ocupacional e ainda atividades como a culinária, a higiene do idoso e atividades plásticas. “Eles podem fazer atividades muito divertidas, fazer grandes trabalhos, grandes obras de arte, a partir destas técnicas”. Em mente está também abordar espiritualidade, religiosidade, meditação e exercício físico.  

As atividades, essas, têm sempre em mente a animação da pessoa idosa, conseguindo-o de diversas formas. “Aliámos a parte da plástica com a parte da meditação. Nós fazemos sacos sensoriais, com gel ou com brilhantes, em que eles possam moldar e acabam por fazer uma atividade plástica e uma atividade de relaxamento e meditação ao mesmo tempo. Propomos também algumas atividades dinâmicas para idosos a nível emocional, como a história de vida e, muitas vezes, basta uma história ou uma situação que não esteja tão bem resolvida e naquela atividade acaba por haver uma gratidão ou uma espécie de perdão sobre aquela situação ou aquele episódio menos bom da vida do idoso. É transformar aquelas emoções, que, muitas vezes – não generalizando –, são mais tristes, com animação, com ânimo, com alegria e proporcionar aos idosos a emoção”, sublinha Cláudia Brito. 

A formação Animação em Instituições de saúde (50 horas) decorrerá, previsivelmente, até dia 16 de novembro de 2021.   

Yoga do Riso_CFor (1)


SCM Barcelos, 10-11-2021

Notícias