misericordia-de-barcelos-ja-e-um-centro-eusoudigital

Misericórdia de Barcelos já é um CENTRO EUSOUDIGITAL

Já foi assinado o protocolo que formaliza a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) como Centro EUSOUDIGITAL. A nossa instituição está assim habilitada para promover a literacia digital de adultos, através do trabalho “com pessoas que não têm, atualmente, qualquer interação com o mundo online”.

Passada a fase de formalização, a implementação do Programa EUSOUDIGITAL consiste em duas fases: (1) formação de mentores e (2) implementação com sessões de capacitação junto dos adultos.

No caso concreto da Misericórdia de Barcelos, num primeiro momento, serão mobilizados voluntários/as da instituição, disponíveis em partilhar conhecimentos e ajudar a comunidade, que participarão em sessões de mentoria, para aprenderem como ensinar. De seguida, estes voluntários/as implementarão as sessões de capacitação em contextos de proximidade, isto é, numa primeira fase, junto de colaboradores/as que se enquadrem no público-alvo; depois, junto de utentes das estruturas residenciais para pessoas idosas da SCMB. Em ambos os casos, as sessões decorrerão ao ritmo de cada adulto/formando e adequando às suas necessidades, seja, a título de exemplo: navegar e fazer pesquisas na Internet, criar e consultar uma conta de e-mail, criar um perfil numa rede social, saber proteger os dados pessoais.

“Mais do que ligar pessoas através da internet, o EUSOUDIGITAL pretende combater o isolamento e tornar mais fácil a vida dos portugueses”. No fundo, “tornar Portugal mais avançado, inclusivo e participativo”, conforme se lê na apresentação do Programa.

Saiba mais aqui.


SCM Barcelos, 28-04-2022

Notícias