O Lar Nossa Senhora da Misericórdia (LNSM) comemorou, ontem, os seus 32 anos “de existência, resistência e resiliência”. Estas três décadas foram marcadas por uma “relação de proximidade”, com os colaboradores a serem “família dos utentes e família de todos os familiares dos utentes”.
Em dia de festa, a data foi assinalada com sardinhada, dança – a cargo de Ana Marinho – e cantares com concertina, por Anabela Martins e outros colaboradores deste lar. Antes disso, decorreu uma eucaristia, no final da qual se lembrou que, em 32 anos, o LNSM “foi ampliado, foi restruturado e tornou-se uma referência na arte de bem-fazer” a todos os que por lá passam ou já passaram. Foi ainda recordado o que permitiu alcançar esta longevidade: “colaboração, auxílio, carinho e dedicação por parte de várias pessoas ao longo de todo o percurso”.
Inaugurado em 1990, o Lar Nossa Senhora da Misericórdia era, na altura, a mais moderna estrutura destinada a acolher pessoas idosas. Construído com a configuração de meia lua, caracteriza-se pela excelente exposição solar. Além disso, o LNSM dispõe de agradáveis espaços exteriores, com zonas ajardinadas.
32.º aniversário_LNSM_01
SCM Barcelos, 01-06-2022
“Estou em Fátima!”. Foi, porventura, uma das expressões mais escutadas. Houve quem cantasse, conforme a procissão de velas fosse percorrendo o recinto, houve igualmente quem, no final, pegasse no seu próprio terço para rezar e quem apreciasse a Capelinha das Aparições e outros espaços do Santuário de Fátima. “Vamos a Fátima, sem sair daqui”. Para os mais reticentes, o desafio foi lançado desta forma. Com os óculos colocados, perto de uma centena de pessoas idosas – residentes nas diversas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e utentes do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos – imergiram numa nova experiência, em ambiente virtual, beneficiando de estimulação cognitiva, motora e sensorial através da utilização de realidade virtual. A iniciativa foi levada a cabo pela Intensify World – Associação Tecnológica e Recreativa, no âmbito do Projeto 65+ON, vencedor do Prémio BPI La Caixa Sénior 2023. “A atividade consiste na demonstração de vídeos em formato de realidade virtual. Os utentes colocam óculos de realidade virtual e visualizam vídeos sobre assuntos do interesse deles, nomeadamente locais religiosos que gostam ou gostariam de visitar”, explica Rui Cardoso, que orientou e dinamizou as sessões. “Os utentes costumam ficar surpreendidos com a qualidade e a imersão que os vídeos proporcionam, onde dizem frases como ‘parece que estamos no sítio’”, conclui. Além de proporcionar experiências imersivas para as pessoas com mais de 65 anos, promovendo e estimulando, então, as suas capacidades cognitivas, físicas e emocionais, o projeto procura, ainda, “prevenir situações de fragilidade associadas ao envelhecimento”. Lar de Santo André [ALBUM:1090] Lar do CSCMENC [ALBUM:1091] Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia [ALBUM:1089] Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor [ALBUM:1092] [em “Encontro de Gerações”, edição n.º 61]
Ver MaisNo final do mês de novembro, dia 30, assinalou-se o Dia de Santo André, que dá nome ao Lar de Santo André. Foi nesta estrutura residencial para pessoas idosas que, no dia anterior (29 de novembro), Santo André foi lembrado, de forma singela, mas sentida, por utentes e colaboradores. Pela manhã, foi realizada uma eucaristia em honra de Santo André. À tarde, do programa cultural, constou a exposição de artesanato “Santos da Casa também fazem milagres”, com peças de vários artesãos locais, declamação de poemas pelos utentes e atuações do Grupo de Bombos da APACI e da Tuna da Universidade Barcelos Sénior. Agradecemos a todos por terem contribuído, graciosamente, para este momento de celebração. [ALBUM:1050]
Ver Mais