Infantário Rainha Santa Isabel

O Infantário Rainha Santa Isabel situa-se a sul da cidade de Barcelos, tendo uma panorâmica privilegiada sobre o rio Cávado. Com todo o espaço vedado adequadamente, as crianças dispõem de um terraço coberto, no primeiro andar, bem como de um recreio ao ar livre, com piso amortecedor e espaço relvado.

O Infantário Rainha Santa Isabel funciona com a valência creche, com capacidade para 45 crianças, e pré-escolar, com capacidade para 75 crianças.

 


Contactos

MORADA | Rua Rosa Ramalho 4750-331 Barcelos

TELEFONE | 253 181 130

E-MAIL[email protected]

Notícias

26 Abr
fora-da-caixa-inicia-no-cib-e-irsi

‘Fora da Caixa’ inicia no CIB e IRSI

O projeto ‘Fora da Caixa’ foi, nos últimos dias, apresentado a pais, mães e encarregados de educação das crianças que frequentam o Centro Infantil de Barcelos e o Infantário Rainha Santa Isabel. A intenção é que o projeto piloto possa, depois, “crescer e chegar a todas as nossas crianças e a todas as famílias”. Com ambição, mas também pés assentes na terra, a intenção, explicou a psicóloga Joana Costa, é, “através do desenvolvimento de competências das educadoras, das auxiliares de ação educativa e dos pais, mas também através da intervenção direta com as crianças e da promoção do seu envolvimento ativo em atividades pró-sociais e pró-saúde – ou seja, que promovam a saúde, o bem-estar, o saber estar com os outros e o participar ativamente na sociedade –, conseguir contextos familiares e educativos mais positivos, mais inclusivos e mais potenciadores de um desenvolvimento saudável”. Deste modo, acredita a equipa do ‘Fora da Caixa’, “vamos conseguir que as nossas crianças sejam mais resilientes, mais estáveis emocionalmente, mais saudáveis, mais felizes. E vamos mais longe: que, a longo prazo, se tornem adultos mais resilientes, mais capazes de concretizar o seu potencial e de serem ativos e pró-ativos na comunidade em que se inserem”. Também a técnica de Educação, Cláudia Brito, fala de “um projeto cheio de paixão”, cuja centralidade se foca no bem-estar das crianças, cada uma delas com “características e necessidades específicas e que temos que ter em consideração”. O ‘Fora da Caixa’ foi distinguido com os Prémios BPI Fundação “la Caixa”. Materializa-se no Gabinete de Apoio à Infância (GAI), com três laboratórios “muito interligados” – Laboratório de Competências Parentais (LabPAR), Laboratório de Competências Profissionais (LabPRO) e Laboratório de Competências Emocionais (LabKIDS) – e o Serviço de Psicologia Educacional (SPE). O voluntariado é um “denominador comum”, ao longo de todo o projeto, sendo que também a área da formação tem uma “componente significativa”. No final, já depois de os presentes assumirem um compromisso, que colocaram na “Árvore dos Compromissos”, o provedor da SCMB, Nuno Reis, sublinhou que “só é possível haver esta abordagem humanista e personalizada, se houver um grande envolvimento, pelas nossas educadoras de infância, pelas nossas auxiliares de ação educativa, dos pais e encarregados de educação”. Depois deste primeiro momento, o ‘Fora da Caixa’ avança com formação para Educadoras, sob o mote "Educação (mesmo) inclusiva". [ALBUM:888]

Ver Mais
25 Mar
brincar-receita-magica-para-prevenir-robite

“BRINCAR – Receita mágica para prevenir ‘Robite’”

Certa vez, na escola, a professora de artes, “preocupada com um problema que afeta muitas crianças, fazendo-as ter comportamentos semelhantes aos de um robô”, desafiou os alunos a construírem um robô de papel. É aí que começa a história “O robô voador”, dada a conhecer às crianças por altura do Dia Nacional do Pijama (20 de novembro). Foi também o primeiro passo da exposição “BRINCAR – Receita mágica para prevenir ‘Robite’”. Na Misericórdia de Barcelos, foi lançado o desafio às crianças e respetivas famílias para que dessem asas à imaginação e construíssem um robô. Depois, abrimos as portas de par em par e cerca de três centenas de trabalhos criativos puderam ser apreciados no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, neste mês de março.   [ALBUM:851]  A exposição recebeu a visita das crianças e familiares, bem como da comunidade barcelense e, no livro de memórias, ficaram registos das palavras dirigidas “aos pequenos engenheiros do futuro”, com elogios à “criatividade” e ao “talento das crianças”, bem como à própria iniciativa. Houve também quem agradecesse “a oportunidade de fazer uma atividade diferente e conhecer os trabalhos fantásticos das crianças e das suas famílias”.

Ver Mais
21 Fev
criancas-da-santa-casa-caminham-pela-paz-no-mundo

Crianças da Santa Casa caminham pela Paz no mundo

Cerca de duas centenas de crianças – que frequentam o Centro Infantil de Barcelos, o Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa e o Infantário Rainha Santa Isabel – caminharam, esta quarta-feira, num apelo à Paz no mundo. Passados praticamente dois anos desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia – e com um mundo abalado por guerra(s) e vários conflitos em marcha –, as crianças, vestidas de branco, cada uma portadora da bandeira de um país distinto, percorreram o trajeto entre a sede da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos e o centro da cidade. Acreditamos que a promoção da Paz começa nos mais pequenos gestos e que há formas pacíficas de resolver os problemas. Por isso, com a alegria e o entusiasmo que lhes são característicos, as crianças foram agitando as bandeiras, enquanto partilhavam sorrisos e mensagens de solidariedade e de bem-estar entre todos. [ALBUM:842]

Ver Mais

EQUIPAMENTOS E INFORMAÇÕES

candidaturas.jpg

Candidaturas

Saber Mais
creche-as-formiguinhas

Creche as Formiguinhas

Urbanização das Calçadas 4750 Barcelos

saber Mais
creche-familiar

Creche Familiar

Campo da República 4750-275 Barcelos

saber Mais
centro-social-comendadora-maria-eva-nunes-correa

CENTRO SOCIAL COMENDADORA MARIA EVA NUNES CORRÊA

Lugar de S. João 4775-230 Silveiros

saber Mais
centro-infantil-de-barcelos

Centro Infantil de Barcelos

Campo 25 de Abril 4750-127 Barcelos

saber Mais