Unidade de CC Integrados de Santo António

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António (UCCI) iniciou a sua actividade em Novembro de 2014. Actualmente dispõe de 40 camas de Longa Duração e Manutenção (ULDM), 10 camas de Média Duração e Reabilitação (UMDR) contratadas com a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e 5 camas de gestão privada.

Unidade de Média Duração e Reabilitação:

A UMDR constitui uma unidade de internamento, articulada com o hospital de agudos, que tem como missão contribuir, numa perspetiva integrada para o processo ativo de recuperação e reabilitação dos seus utentes, prestando cuidados de saúde e de apoio social de qualidade proporcionando internamento por um período de tempo superior a 30 dias e inferior a 90 dias.

Destina-se à prestação de cuidados clínicos, de reabilitação e de apoio psicossocial, por situação clínica decorrente de recuperação de um processo agudo ou descompensação de processo patológico crónico a pessoas com perda transitória de autonomia potencialmente recuperável.

Unidade de Longa Duração e Manutenção:

O objetivo é proporcionar apoio social e cuidados de saúde de manutenção a pessoas com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência e que não reúnam condições para serem cuidadas ao domicílio, com período de internamento previsto superior a 90 dias.

Os serviços prestados e as atividades desenvolvidas pela Unidade visam garantir o bem-estar, o conforto, a qualidade de vida e a segurança dos utentes, bem como contribuir para a prevenção, estabilização ou retardamento do processo de dependência, criar condições que permitam preservar a sociabilidade e ainda incentivar a relação familiar. Os cuidados a prestar na ULDM destinam-se, essencialmente, à reabilitação, manutenção e apoio social, visando a satisfação das necessidades e expetativas dos utentes, assim como uma relação próxima com a família e o meio social de referência.

A UCCI de Santo António assegura atividades de:

- Manutenção e de estimulação
- Cuidados de Enfermagem permanentes;
- Cuidados Médicos;
- Apoio psicossocial
- Controlo fisiátrico periódico
- Cuidados de fisioterapia
- Terapia ocupacional
- Terapia da Fala

 

Diretor Técnico: Ricardo Vieira


Contactos

MORADA | Quinta da ordem Rua Dr. Santos Júnior 4750-332 Barcelos

TELEFONE | 253 839 110

E-MAIL | geral.ucci@misericordiabarcelos.pt

Notícias

13 Jun
ucci-faz-festa-a-santo-antonio

UCCI faz festa a Santo António

Santo António, Santo António/ És o nosso santo popular/ Na UCCI de Santo António/ A ti vamos dançar e cantar!!!” A Misericórdia de Barcelos vive, por estes dias, ambiente de festa e diversão, com a celebração dos santos populares. As festividades começaram já, na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, para se celebrar o santo que dá nome à unidade, também conhecido como “santo casamenteiro”. Na quinta-feira, houve Eucaristia e, depois, marchas, manjericos, cantorias e animação.   [ALBUM:400]

Ver Mais
19 Nov
ucci-comemora-7-aniversario-com-sensibilizacao-para-a-diabetes

UCCI comemora 7.º aniversário com sensibilização para a Diabetes

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António completou, a 15 de novembro, sete anos desde a sua inauguração. Em mês em que se comemora também o Dia Mundial da Diabetes, a festa de aniversário foi pretexto para sensibilizar para esta doença. Assim sendo, foi realizada uma sessão de sensibilização sobre “Alimentação na Idade Sénior”. A nutricionista da UCCI, Alexandra Sousa da Silva, recorda que, na Unidade, “temos muitos doentes com Diabetes”. “É uma doença para a qual é importante alertar e que pode ter consequências bastante nefastas no que diz respeito ao estado de saúde e ao estado clínico do doente. E, realmente, nós recebemos muitos com este tipo de patologias, por isso, quisemos assinalar o dia, mas também sensibilizar para mudança de alguns hábitos e alertar para a importância de prevenir esta doença”, explica. Depois, as fisioterapeutas Joana Barbosa e Marta Costa dinamizaram uma Classe de Grupo. “Entendemos como sendo importante a prática de exercício físico, tanto na prevenção como na patologia em questão”, elucida Joana Barbosa. A fisioterapeuta atenta na importância de “monitorizar cada tipo de exercício a cada utente”, sublinhando que “o objetivo final é ensinar e preparar o utente numa pós-alta e no seu dia a dia, para, de alguma forma, colmatar alguma sequela da Diabetes que seja possível equilibrar com o exercício físico”. No final, foi partilhado um lanche saudável e utentes e colaboradores cantaram os Parabéns à UCCI de Santo António. [ALBUM:265] UCCI focada na “prestação de cuidados humanizados” Em funcionamento desde 2014, a UCCI de Santo António tem como objetivo “fazer a transição daquilo que foi um episódio agudo para um episódio que possa ser o mais próximo daquilo que era a vida da pessoa enquanto pessoa na comunidade”, explica o diretor técnico, Ricardo Vieira, reforçando, logo depois: “O nosso objetivo é a prestação de cuidados humanizados, centrados na pessoa, na sua família e na sua comunidade, e, nesse sentido, nós desejamos e trabalhamos para que isso seja possível, seja através da nossa prestação de cuidados, da nossa convivência enquanto colaboradores e tudo isso ao serviço das pessoas que cá passam, sejam colaboradores ou utentes”. Integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), a UCCI de Santo António tem em funcionamento duas unidades de internamento, a Unidade de Média Duração e Reabilitação e a Unidade de Longa Duração e Manutenção. Dispõe, também, de quartos individuais com instalação sanitária privada, em regime de internamento privado.

Ver Mais
12 Out
utentes-da-ucci-celebram-dia-mundial-da-musica

Utentes da UCCI celebram Dia Mundial da Música

Forma de arte, linguagem universal, fonte de bem-estar ou de outras emoções. Eis a Música.  O Dia Mundial da Música comemora-se – desde 1975 e por iniciativa do International Music Council – a 1 de outubro. A data é, desde logo, mote para divulgar a diversidade musical e pretexto para promover a arte musical.  O Dia Mundial da Música foi celebrado na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, com cantorias, partilha de melodias e memórias, em momentos de convívio e boa disposição.  [ALBUM:235]

Ver Mais

Equipamentos

centro-de-medicina-fisica-e-de-reabilitacao

Centro de Medicina Física e de Reabilitação

Rua Dr. Santos Júnior - Barcelos

saber Mais