Ações de Voluntariado

O projeto ELOS é dinamizado por um conjunto de pessoas que, de forma livre, desinteressada e responsável, se compromete de acordo com as suas aptidões/capacidades/gostos pessoais e de acordo com a sua disponibilidade, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora, neste caso a SCMB.

O Projeto de Voluntariado centra a sua ação numa promoção efetiva da qualidade de vida dos utentes das diversas valências, prestando apoio às respostas sociais da infância, efetuando um acompanhamento das rotinas de sala, da terceira idade promovendo um envelhecimento ativo e da saúde, efetuando um acompanhamento aos utentes internados na Unidade de Cuidados Continuados.

Estas ações de intervenção permitem colmatar as necessidades identificadas, de forma a colaborar no processo de criação de condições de bem-estar a todos os que usufruem dos serviços prestados pela Santa Casa.

Dado o constante agravamento da crise socioeconómica, que afeta cada vez mais agregados familiares, o projeto desenvolve um conjunto de ações (eventos de fundraising, angariação de mecenas e recolhas de produtos) por forma a minimizar o impacto negativo desta problemática.

 São imensas as características para que a ação do voluntário seja bem-sucedida, destacamos vocação, atitude solidária e interesse genuíno, respeito e tolerância, idoneidade moral e humana, iniciativa e pro-atividade, sentido de responsabilidade, capacidade de estabelecer relações empáticas, atitude assertiva e otimista, capacidade de trabalho em equipa, bom relacionamento interpessoal, boa capacidade de comunicação, disponibilidade de tempo e condições físicas e psíquicas adequadas.


Contactos

ATENDIMENTO NA MORADA | Campo da República 4750-275 Barcelos | Segunda a Sexta, das 9h00 às 17h00

TELEFONE | 253 802 270

EMAIL: social@misericordiabarcelos.pt

Notícias

13 Dez
jovens-de-diferentes-nacionalidades-fazem-voluntariado-na-scmb

Jovens de diferentes nacionalidades fazem voluntariado na SCMB

Onze jovens de diferentes nacionalidades estiveram na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, para um contacto com o Voluntariado Institucional. Os jovens voluntários, divididos por dois grupos, estiveram no Lar Santo André e no Centro de Dia. Num primeiro momento, colaboraram na dinamização de uma atividade de animação sociocultural. Depois, apoiaram e acompanharam os utentes na refeição. Andrea Giuseppe tem 16 anos, é italiano e, de imediato, empatizou com Emília Durães, do Lar Santo André. "Cheguei mais perto dela e, de repente, logo após eu ter dito ‘Olá’, ela foi tão simpática e amigável comigo, que nos tornamos amigos num segundo. Senti-me como se ela fosse a minha avó”, contou o italiano, no final da atividade. Andrea explicou ainda que veio a Portugal para fazer voluntariado porque gosta de ajudar e gosta de se “desafiar e viver novas experiências”. E, completou, “é importante ser voluntário com pessoas idosas, porque podemos sempre aprender com a experiência delas e elas, muitas vezes, precisam de ajuda e cuidados”. No Centro de Dia, esteve Anita Fiore, também de Itália. “Decidi participar nesta atividade, porque acho que realmente é uma boa experiência. É muito bom poder ajudar as pessoas e gosto de fazer voluntariado”, explicou a jovem. “Tem sido ótimo. A atividade que fizemos foi divertida e pudemos ajudar as pessoas idosas”, rematou Anita. Testemunhos de dois dos onze jovens que participaram nesta atividade, como forma de promover a “participação cívica dos jovens do intercâmbio em ações de voluntariado de interesse social e comunitário”. A atividade estava inserida no Hands4You, o mais recente intercâmbio promovido pela SOPRO – Solidariedade e Promoção, no âmbito do Programa Erasmus +, e que envolve mais seis organizações de diferentes países, além de Portugal - Itália, Espanha, Reino Unido e Croácia.    [ALBUM:23]   

Ver Mais
03 Dez
santa-casa-associa-se-a-celebracao-do-dia-do-voluntariado

Santa Casa associa-se à celebração do Dia do Voluntariado

Esta quinta-feira, dia 5 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional do Voluntariado. A efeméride foi estabelecida em 1985, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como forma de sensibilizar para o voluntariado e apoiar grupos dedicados a ações voluntárias. Em Barcelos, o Dia Internacional do Voluntariado será assinalado na manhã de quinta-feira, com um percurso pelas ruas da cidade. A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, no âmbito da parceria com o Banco Local de Voluntariado, associa-se a este momento. A concentração dos voluntários está agendada para as 10h15, no Largo da Porta Nova. “Já pensou várias vezes em ser voluntário? Junte-se a nós!”

Ver Mais
29 Out
formandosas-e-colaboradoresas-juntos-numa-pintada-de-amor

Formandos/as e Colaboradores/as juntos n’“Uma Pi(n)tada de Amor"

Três dezenas de formandos/as e colaboradores/as da Misericórdia de Barcelos juntaram-se numa ação de voluntariado institucional. “Por uma Pi(n)tada de Amor” serviu de mote para dar uma nova cor às salas de formação, no Infantário Rainha Santa Isabel. O desafio foi lançado pela Ação Social e Voluntariado e pelo Centro de Formação. Ivone Ferreira, colaboradora da instituição, aceitou de imediato e participou nos dois momentos da ação: “Foi um convite que surgiu por parte da Santa Casa e estou sempre disposta a ajudar a nossa instituição, portanto, aderi a esta causa”. Ivone Ferreira, que “nunca tinha pegado numa trincha”, gostou de perceber e acompanhar todo o processo da pintura de uma parede: “Começámos por proteger o chão e as partes do rodapé e outras madeiras, depois aplicámos o primário, deixámos secar alguns dias e hoje estamos a fazer a primeira mão de pintura com a tinta própria”. Também Eduarda Vale participou na ação de voluntariado, de onde retirou várias aprendizagens, “como pôr fita e isolar com o plástico”, entre outros aspetos que não sabia e aprendeu. A ama da instituição e cliente do Centro de Formação reconhece a relevância deste tipo de ações: “É importante ajudarmos outras pessoas, neste caso a Santa Casa. É um trabalho bonito e, onde toda a gente ajuda, nada custa”. A ação de voluntariado institucional “Uma Pi(n)tada de Amor” realizou-se, num ambiente de trabalho e convívio, a 19 e 24 de outubro, no Infantário Rainha Santa Isabel. A Ação Social e Voluntariado e o Centro de Formação agradecem o precioso contributo e empenho dos trinta voluntários participantes.   [ALBUM:7]

Ver Mais

Serviços e Informações

quero-ser-voluntario

Quero ser voluntário!

saber Mais
loja-social

Loja Social

Campo da República - Barcelos

saber Mais
gabinete-de-apoio-ao-utente-e-a-comunidade

Gabinete de Apoio ao Utente e à Comunidade

Campo da República - Barcelos

saber Mais