
A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos possui um vasto acervo arquivístico de grande importância, não apenas para a instituição, mas também para a História de Barcelos e História Nacional.
O Arquivo Leonor – como agora é conhecido, numa alusão à Rainha D. Leonor, irmã de D. Manuel I – é constituído por informação de âmbito religioso, assistencial e social. Dos documentos mais significativos, destacamos a Provisão de D. Manuel I do ano de 1520.
Tendo como principais objetivos a preservação, tratamento e divulgação do seu património informacional, o Arquivo Leonor tem como grande objetivo ser um Arquivo de todos e para todos.
O Arquivo Leonor detém documentos que nos levam do século XV ao século XX, a percorrer informação tão diversa como: Inventários, Registo de irmãos, Compromissos, Tombos, Acórdãos, Provisões, códices factícios, entre outros. Destaca-se ainda o Nobiliário de Manuel José Felgueiras Gayo, célebre genealogista e Provedor desta Santa Casa.
O Arquivo Leonor tem um serviço onde disponibiliza ainda o seu Inventário Digital, alojado na plataforma AtoM (Acess to Memory), que poderá consultar aqui.