Arquivo Leonor

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos possui um vasto acervo arquivístico de grande importância, não apenas para a instituição, mas também para a História de Barcelos e História Nacional.

O Arquivo Leonor – como agora é conhecido, numa alusão à Rainha D. Leonor, irmã de D. Manuel I – é constituído por informação de âmbito religioso, assistencial e social. Dos documentos mais significativos, destacamos a Provisão de D. Manuel I do ano de 1520.

Tendo como principais objetivos a preservação, tratamento e divulgação do seu património informacional, o Arquivo Leonor tem como grande objetivo ser um Arquivo de todos e para todos.

O Arquivo Leonor detém documentos que nos levam do século XV ao século XX, a percorrer informação tão diversa como: Inventários, Registo de irmãos, Compromissos, Tombos, Acórdãos, Provisões, códices factícios, entre outros. Destaca-se ainda o Nobiliário de Manuel José Felgueiras Gayo, célebre genealogista e Provedor desta Santa Casa.

O Arquivo Leonor tem um serviço onde disponibiliza ainda o seu Inventário Digital, alojado na plataforma AtoM (Acess to Memory), que, brevemente, poderá consultar aqui. 


CULTURA

ucleo-museologico.jpg

Núcleo Museológico

Saber Mais
programacaocultural.jpg

Programação Cultural

Saber Mais
publicacoes.jpg

Publicações

Saber Mais
destaques-benfeitores.jpg

Benfeitores em Destaque

Saber Mais
destaque-sala-da-comendadora

Sala da Comendadora

Saber Mais
destaque-sala-das-insignias

Sala de Insígnias da Irmandade

Saber Mais
destaques-documentos.jpg

Documentos em Destaque

Saber Mais