ba

Benfeitores em Destaque

Maria Eva Nunes Corrêa (1918-2003)

Barcelense reconhecida, entre outras distinções e homenagens, com a Comenda da Ordem de Benemerência, em 1984. Generosa com as mais diversas instituições, escolheu a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos para levar a cabo o Centro Social, em Silveiros.
Benfeitores ao Serviço da Medicina

Francisco José da Costa Caravana e Miguel Pereira da Silva Fonseca
João Fernandes Duarte

Barcelense foi benemérito do então chamado Asilo dos Entrevados e, também por isso, existe o seu retrato a óleo na galeria de Benfeitores da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos.
José Joaquim de Faria Machado

Proprietário, capitalista e um nobre fidalgo, era descendente dos senhores da Bagoeira, sendo benfeitor maioritariamente do hospital e asilo da Misericórdia de Barcelos.
Antónia Teresa da Cunha Vilas Boas

Benfeitora da SCMB, Antónia Vilas Boas deixou, em testamento, um legado ao hospital desta instituição, expressamente “para curativo de pobres” Em tempos em que a proteção social era praticamente inexistente, a doação assumiu particular importância.
Miguel Pereira da Silva Fonseca

Formado em Medicina e Filosofia, Miguel Pereira da Silva Fonseca é lembrado como "Aquele que pela sua terra tanto se esforçou sem que disso tirasse o melhor proveito para a sua vida social".
José Gualberto de Sá Carneiro

Advogado barcelense, também com carreira parlamentar, foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. São-lhe reconhecidos o empenho e a dedicação como exemplo do exercício pleno da cidadania.
As Benfeitoras da Misericórdia

Mulheres de Fé, Mulheres de Ação
Rodrigo Augusto Cerqueira Veloso

Destacado jornalista, foi também filólogo, bibliógrafo notável e erudito escritor. Sendo um intelectual de exceção, mesmo para a sua época, destacou-se ainda por ser benemérito da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, nomeadamente do seu asilo.
DOMINGOS JOSÉ DE SOUSA

Sacerdote de elevado prestígio da arquidiocese bracarense, ocupou também o cargo de Presidente da Câmara de Barcelos. Além de ter feito importantes donativos para a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, ajudou ainda outras tantas instituições e associações do concelho.
Armando Pereira do Vale Miranda

Foi o Provedor da Misericórdia de Barcelos que liderou a construção do então novo Hospital e ajudou a melhorar as suas condições, em termos de equipamentos. Formado em Direito, a par desta ligação à Santa Casa e a outras instituições do concelho, Armando do Vale Miranda foi vereador municipal.

"Genoveva" Campelo

Benfeitora do Hospital da Misericórdia, ficou conhecida por "Genoveva" ou "Veva", pela sua bondade e grande generosidade. Doou partes vultosas de suas riquezas para ações de caridade e para o financiamento e manutenção de instituições de ensino, culturais, artísticas e religiosas.
D. Maria II

Apelidada de "a Educadora" e "a Boa Mãe", tornou-se Rainha de Portugal e dos Algarves como Maria II. Teve em atenção instituições como as misericórdias, fundamentais para o bem comum e o apoio aos mais desfavorecidos. Aprovou a 3.ª Constituição portuguesa.
D. Manuel I

Conhecido pelo cognome de "o Venturoso”, foi um reformista. D. Manuel I foi também o grande mentor da fundação das misericórdias, em Portugal. No ano de 1520, determinou a união do Hospital e da Gafaria à Santa Casa da Misericórdia de Barcelos.
D. Teodósio II de Bragança

Filho do Duque João I e da Infanta D. Catarina, foi o 7.° Duque de Bragança e, em 1582, nomeado 13.º Condestável de Portugal.
Luís Cardoso Martins da Costa Macedo

"D. Luiz Cardozo de Macedo – Conde de Margaride, Par do Reino, do Conselho de sua Magestade e antigo Governador Civil de Braga, Bemfeitor do Asylo em 1874"
JOAQUIM MANUEL MONTEIRO

Foi o 1.º Conde da Estrela e um grande capitalista, proprietário e negociante de grosso trato no Rio de Janeiro. Era guarda-roupa honorário de D. Pedro V e de D. Luís I, fidalgo-cavaleiro da Casa Real, entre outras honrarias.
José Domenech

Empresário e empreendedor espanhol. Viveu em Barcelos em finais do século XIX e inícios do século XX. Foi ainda Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Barcelos e benfeitor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, instituição que o imortalizou com um retrato a óleo, em sua homenagem.
MANUEL JOSÉ GOMES

Empresário português radicado no Brasil. Em Amparo, no estado de São Paulo, exerceu o cargo de vice-cônsul honorário de Portugal. Foi agraciado com título de comendador da Ordem de Cristo (1891) e com o título de Visconde de Soutelo (1904).
José de Vasconcelos Bandeira de Lemos

Foi o 1.º barão e 1.º visconde de Leiria. Foi ainda militar – com um papel de relevo na Revolta dos Marechais – e político português, tendo exercido o cargo de Presidente da Câmara de Barcelos.

destaques-arquivohistorico.jpg

Arquivo Leonor