
A Creche Familiar é uma resposta informal, que se enquadra numa política de proteção e educação das crianças dos 4 meses aos 3 anos de idade, em ambiente familiar, adaptável a realidades culturais e sociais diferentes.
A gestão da Creche Familiar foi confiada pela Segurança Social, à Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, em 1987.
Esta resposta social é composta por um grupo de amas, que reside no concelho de Barcelos e que está enquadrado, técnica e financeiramente, pela Misericórdia de Barcelos.
Este serviço é prestado no domicílio de cada uma das 12 amas, distribuídas por dez freguesias do concelho. O apoio logístico, pedagógico e de equipamento é efetuado pela Santa Casa da Misericórdia de Barcelos.
- Amas credenciadas pelo Instituto de Segurança Social e supervisionadas por uma equipa técnica da instituição.
- Espaços devidamente equipados (quarto de descanso, sala de brincadeiras, cozinha, casa de banho e espaços exteriores).
- Limite máximo de 4 crianças por ama.
MORADA | Campo da República 4750-275 Barcelos
TELEFONE | 253 802 274
E-MAIL | amas@misericordiabarcelos.pt
O Dia Mundial da Criança foi celebrado, esta quarta feira, 1 de junho, nas unidades de Educação na Infância da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. Neste dia - como sempre, aliás -, lembramos que ser criança é viver de modo feliz e espontâneo e, sobretudo, crescer com amor e segurança. Foram estas também algumas ideias e mensagens partilhadas pelas crianças em trabalhos alusivos à data. Ao longo do dia, houve brincadeiras e diversão, dança, balões, insufláveis, cor e pinturas num mural. Momentos que registamos e partilhamos, com o desejo de que todos os dias sejam coloridos e criativos. Infantário Rainha Santa Isabel [ALBUM:388] Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa (Silveiros) [ALBUM:387] Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:389] Creche “As Formiguinhas” [ALBUM:386] Creche Familiar [ALBUM:393]
Ver MaisNo sábado, 21 de maio, vamos “Caminhar em Família”. A iniciativa é organizada Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), através da sua área de Educação na Infância, e destina-se a todos quantos queiram juntar-se a esta celebração da Família e momento de promoção de um estilo de vida saudável e sustentável. Convida-se ainda os participantes a contribuírem com um alimento, como forma de ajudar a instituição a cumprir uma das Obras de Misericórdia: “Dar de comer a quem tem fome”. A concentração e saída será junto da Igreja da Misericórdia, no Campo da República, pelas 9h30. O percurso terminará na Frente Ribeirinha, onde decorrerá uma atuação musical das crianças que frequentam as unidades operacionais da SCMB. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, que pode ser feita, até 17 de maio, nas unidades operacionais da Misericórdia de Barcelos, SPAR ou através de https://bit.ly/3sqbpgG.
Ver MaisÉ tradição antiga colocar ramos ou coroas de flores e giestas nas portas ou janelas de casa, na viragem de abril para maio. Há quem diga que é para celebrar a primavera, há quem defenda que é para afastar o mal em geral. Nas unidades de Educação na Infância da Misericórdia de Barcelos, com o contributo das famílias das nossas crianças, fomos cumprindo a tradição. Nuns casos, com coroas mais tradicionais, noutros casos, de modo mais criativo. Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:363] Infantário Rainha Santa Isabel [ALBUM:365] Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa [ALBUM:364] Creche "As Formiguinhas" [ALBUM:362]
Ver Mais