Creche Familiar

A Creche Familiar é uma resposta informal, que se enquadra numa política de proteção e educação das crianças dos 4 meses aos 3 anos de idade, em am­biente familiar, adaptável a realidades culturais e sociais diferentes.

A gestão da Creche Familiar foi confiada pela Segurança Social, à Santa Casa da Mise­ricórdia de Barcelos, em 1987.

Esta resposta social é composta por um grupo de amas, que reside no concelho de Barcelos e que está enquadrado, técnica e financeiramente, pela Misericórdia de Bar­celos.

Este serviço é prestado no domicílio de cada uma das 12 amas, distribuídas por dez freguesias do concelho. O apoio logístico, pedagógico e de equipamento é efetuado pela Santa Casa da Misericórdia de Barcelos.

 

- Amas credenciadas pelo Instituto de Segurança Social e supervisionadas por uma equipa técnica da instituição.

- Espaços devidamente equipados (quarto de descanso, sala de brincadeiras, cozinha, casa de banho e espaços exteriores).

- Limite máximo de 4 crianças por ama.


Contactos

MORADA | Campo da República 4750-275 Barcelos

TELEFONE | 253 802 274

E-MAIL | amas@misericordiabarcelos.pt

Notícias

27 Set
desfolhada-junta-idosos-e-criancas-no-centro-infantil-de-barcelos

Desfolhada junta idosos e crianças no Centro Infantil de Barcelos

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos promoveu, nesta sexta-feira, dia 27, uma desfolhada tradicional entre idosos e crianças. A iniciativa assinalou o arranque do Projeto Educativo da Instituição, que, para os próximos três anos, tem como tema “Educar para os Valores”. “Temos previstos pequenos projetos nos vários equipamentos e nas várias respostas sociais, tanto na creche como no pré-escolar, com ações que promovam os valores. Valores de cidadania, do respeito, da amizade, da educação ambiental”, explicou Cláudia Faria, coordenadora da valência de Educação na Infância. “Se começarmos desde cedo a sensibilizar para o respeito pelo outro, pelo mais velho, pelo diferente, por todas essas características que nos tornam únicos, teremos os meninos mais capazes e mais responsáveis a nível social”, acrescentou. Além da sensibilização para os valores, o Projeto Educativo quer, também, promover o espírito intergeracional, como explicou Cláudia Faria, coordenadora da valência de Educação na Infância: “Queremos estreitar a relação entre crianças e idosos, uma vez que a Santa Casa tem respostas nestas áreas. Todos os meses, os idosos vão aos equipamentos da Infância conhecer os meninos, através de uma festa ou atividade. Hoje começamos com a desfolhada, mas todos os meses estão previstas atividades em setores diferentes, envolvendo a área das Pessoas Idosas”. A desfolhada intergeracional decorreu no espaço exterior do Centro Infantil de Barcelos e juntou cerca de uma centena de pessoas, com as crianças e os idosos a debulharem o milho e a dançarem ao som de músicas tradicionais. “Gostei muito desta desfolhada, adorei ver os meninos a dançar!”, referiu, no final, Rosa Falcão, utente da instituição.   [ALBUM:3]

Ver Mais
23 Set
estao-abertas-inscricoes-para-as-atividades-extracurriculares

Estão abertas inscrições para as Atividades Extracurriculares

Perto de meio milhar de crianças iniciaram mais um ano letivo nas várias unidades operacionais da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, entre Centro Infantil de Barcelos, Creche As Formiguinhas, Infantário Rainha Santa Isabel e Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa (Silveiros). Embora sendo opcionais, as Atividades Extracurriculares - à disposição, mediante mensalidade (a consultar nas unidades operacionais) - contribuem para a valorização das crianças e para o desenvolvimento das suas competências. Na Misericórdia de Barcelos, as Atividades Extracurriculares proporcionam momentos de descontração, crescimento e aprendizagem.   MÚSICA A atividade musical possibilita o despertar da visão artística, contribuindo para o desenvolvimento dos aspetos emocionais, expressivos e comunicacionais, elementos particularmente importantes no desenvolvimento da personalidade.   DANÇA CRIATIVA Pretende-se o desenvolvimento gradual da coordenação motora, a postura, a flexibilidade e força, a criatividade, a relação do corpo com o espaço e tempo, a memória, a capacidade de análise, a confiança em si, a expressividade, a musicalidade e o trabalho em grupo.   INGLÊS O objetivo primordial é enriquecer e expandir a aprendizagem do Inglês como segunda língua, baseando-se em três áreas fundamentais: audição, compreensão e oralidade. Pretende-se que, com jogos, canções, desenhos, entre outros, as crianças tenham um primeiro contacto lúdico com a língua inglesa.   ROBÓTICA, PROGRAMAÇÃO E T.I.C. Aprender programação e robótica aumenta a confiança e a autoestima, desenvolve a criatividade e a imaginação, prepara os alunos para superar desafios e resolver problemas. Acima de tudo, é uma atividade que motiva e faz as crianças felizes. Os alunos aprendem fazendo. Realizam projetos concretos, trabalham de forma colaborativa e expõem os projetos assim que os terminam.   PISCINA A natação é reconhecidamente uma das atividades mais completas a nível desportivo. Pretende-se que as crianças tenham a oportunidade de se adaptar ao mundo aquático de uma forma lúdica e natural.   Além das Atividades Extracurriculares, a instituição disponibiliza ainda vários serviços, também mediante mensalidade (a consultar nas unidades operacionais), como Terapia da Fala, Psicologia e Nutrição; transporte para festas de aniversário; e apoio social (gratuito).   Pode obter mais informações sobre a mensalidade e fazer a inscrição em cada unidade operacional.

Ver Mais
01 Ago
misericordia-de-barcelos-assinala-final-do-ano-letivo

Misericórdia de Barcelos assinala final do ano letivo

Perto de 100 crianças concluíram a Educação Pré-Escolar, na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. Para trás, ficam momentos de aprendizagem e crescimento, bem como a partilha de brincadeiras, traquinices, segredos, sonhos e amizades. O diploma de conclusão do Pré-Escolar foi entregue a cada uma das crianças nas Festas de Final de Ano. No Centro Infantil de Barcelos, os mais pequenos festejaram, a 29 de junho, sob o mote d’ “A Floresta Encantada”; no Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, em Silveiros, a festa fez-se a 5 de julho, com o tema “Bem-vindos à Selva”; já na Creche As Formiguinhas, a festa decorreu, a 12 de julho, em torno d’ “A Festa das Cruzes”; e, no Infantário Rainha Santa Isabel, celebrou-se “A Nossa Romaria”, a 26 de julho. Também a Creche Familiar – através de 12 amas, em várias freguesias do concelho – assinalou e festejou o final do ano letivo.   Álbuns de fotos: Creche As Formiguinhas Centro Infantil de Barcelos Infantário Rainha Santa Isabel Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa  

Ver Mais

EQUIPAMENTOS E INFORMAÇÕES

candidaturas.jpg

Candidaturas

Saber Mais
infantario-rainha-santa-isabel

Infantário Rainha Santa Isabel

Rua Rosa Ramalho 4750-331 Barcelos

saber Mais
creche-as-formiguinhas

Creche as Formiguinhas

Urbanização das Calçadas 4750 Barcelos

saber Mais
centro-social-comendadora-maria-eva-nunes-correa

CENTRO SOCIAL COMENDADORA MARIA EVA NUNES CORRÊA

Lugar de S. João 4775-230 Silveiros

saber Mais
centro-infantil-de-barcelos

Centro Infantil de Barcelos

Campo 25 de Abril 4750-127 Barcelos

saber Mais