Creche Familiar

A Creche Familiar é uma resposta informal, que se enquadra numa política de proteção e educação das crianças dos 4 meses aos 3 anos de idade, em am­biente familiar, adaptável a realidades culturais e sociais diferentes.

A gestão da Creche Familiar foi confiada pela Segurança Social, à Santa Casa da Mise­ricórdia de Barcelos, em 1987.

Esta resposta social é composta por um grupo de amas, que reside no concelho de Barcelos e que está enquadrado, técnica e financeiramente, pela Misericórdia de Bar­celos.

Este serviço é prestado no domicílio de cada uma das 12 amas, distribuídas por dez freguesias do concelho. O apoio logístico, pedagógico e de equipamento é efetuado pela Santa Casa da Misericórdia de Barcelos.

 

- Amas credenciadas pelo Instituto de Segurança Social e supervisionadas por uma equipa técnica da instituição.

- Espaços devidamente equipados (quarto de descanso, sala de brincadeiras, cozinha, casa de banho e espaços exteriores).

- Limite máximo de 4 crianças por ama.


Contactos

MORADA | Campo da República 4750-275 Barcelos

TELEFONE | 253 802 274

E-MAIL | [email protected]

Notícias

21 Jun
a-infancia-e-uma-parte-tao-bela-semana-da-crianca-na-scmb

“A infância é uma parte tão bela” – Semana da Criança na SCMB

Na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), louvamos a espontaneidade, a energia e a curiosidade dos mais pequenos, queremos despertar-lhes a criatividade, valorizar a bondade e a ternura de cada uma das ‘nossas’ 465 crianças. No Dia Mundial da Criança, a 1 de junho, pedimos que todas as crianças possam crescer e desenvolver-se, com todos os seus direitos salvaguardados – do afeto à alimentação, dos cuidados médicos e segurança à educação. Por cá, na Misericórdia de Barcelos, com um colorido especial, brincadeiras e sorrisos, mas também sensibilização, celebramos a(s) Criança(s), em particular, ao longo de uma semana. Entre 3 e 7 de junho, decorreram várias atividades em cada uma das unidades operacionais de Educação na Infância.   Infantário Rainha Santa Isabel – Almoço-piquenique no exterior; jogos tradicionais no exterior com as famílias das crianças de creche e pré-escolar, atividades para as crianças promovidas pelas famílias, pinturas faciais, insufláveis e uma contadora de histórias (oferecida também por uma família) – [ALBUM:939] Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa – Atividades no exterior, pinturas faciais, insufláveis, “Chuva de Balões” e outras atividades por sala – [ALBUM:940] Creche “As Formiguinhas” – Atividades sensoriais – Toca e Sente!, Garrafas sensoriais, Corram das Abelhas! –, Dia dos Insufláveis, Contadora de Histórias e outras atividades por sala – [ALBUM:944] Centro Infantil de Barcelos – Jogos tradicionais e outros momentos no exterior, atividades com as famílias das crianças, insufláveis e outras atividades por sala – [ALBUM:945]

Ver Mais
26 Abr
fora-da-caixa-inicia-no-cib-e-irsi

‘Fora da Caixa’ inicia no CIB e IRSI

O projeto ‘Fora da Caixa’ foi, nos últimos dias, apresentado a pais, mães e encarregados de educação das crianças que frequentam o Centro Infantil de Barcelos e o Infantário Rainha Santa Isabel. A intenção é que o projeto piloto possa, depois, “crescer e chegar a todas as nossas crianças e a todas as famílias”. Com ambição, mas também pés assentes na terra, a intenção, explicou a psicóloga Joana Costa, é, “através do desenvolvimento de competências das educadoras, das auxiliares de ação educativa e dos pais, mas também através da intervenção direta com as crianças e da promoção do seu envolvimento ativo em atividades pró-sociais e pró-saúde – ou seja, que promovam a saúde, o bem-estar, o saber estar com os outros e o participar ativamente na sociedade –, conseguir contextos familiares e educativos mais positivos, mais inclusivos e mais potenciadores de um desenvolvimento saudável”. Deste modo, acredita a equipa do ‘Fora da Caixa’, “vamos conseguir que as nossas crianças sejam mais resilientes, mais estáveis emocionalmente, mais saudáveis, mais felizes. E vamos mais longe: que, a longo prazo, se tornem adultos mais resilientes, mais capazes de concretizar o seu potencial e de serem ativos e pró-ativos na comunidade em que se inserem”. Também a técnica de Educação, Cláudia Brito, fala de “um projeto cheio de paixão”, cuja centralidade se foca no bem-estar das crianças, cada uma delas com “características e necessidades específicas e que temos que ter em consideração”. O ‘Fora da Caixa’ foi distinguido com os Prémios BPI Fundação “la Caixa”. Materializa-se no Gabinete de Apoio à Infância (GAI), com três laboratórios “muito interligados” – Laboratório de Competências Parentais (LabPAR), Laboratório de Competências Profissionais (LabPRO) e Laboratório de Competências Emocionais (LabKIDS) – e o Serviço de Psicologia Educacional (SPE). O voluntariado é um “denominador comum”, ao longo de todo o projeto, sendo que também a área da formação tem uma “componente significativa”. No final, já depois de os presentes assumirem um compromisso, que colocaram na “Árvore dos Compromissos”, o provedor da SCMB, Nuno Reis, sublinhou que “só é possível haver esta abordagem humanista e personalizada, se houver um grande envolvimento, pelas nossas educadoras de infância, pelas nossas auxiliares de ação educativa, dos pais e encarregados de educação”. Depois deste primeiro momento, o ‘Fora da Caixa’ avança com formação para Educadoras, sob o mote "Educação (mesmo) inclusiva". [ALBUM:888]

Ver Mais
25 Mar
brincar-receita-magica-para-prevenir-robite

“BRINCAR – Receita mágica para prevenir ‘Robite’”

Certa vez, na escola, a professora de artes, “preocupada com um problema que afeta muitas crianças, fazendo-as ter comportamentos semelhantes aos de um robô”, desafiou os alunos a construírem um robô de papel. É aí que começa a história “O robô voador”, dada a conhecer às crianças por altura do Dia Nacional do Pijama (20 de novembro). Foi também o primeiro passo da exposição “BRINCAR – Receita mágica para prevenir ‘Robite’”. Na Misericórdia de Barcelos, foi lançado o desafio às crianças e respetivas famílias para que dessem asas à imaginação e construíssem um robô. Depois, abrimos as portas de par em par e cerca de três centenas de trabalhos criativos puderam ser apreciados no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, neste mês de março.   [ALBUM:851]  A exposição recebeu a visita das crianças e familiares, bem como da comunidade barcelense e, no livro de memórias, ficaram registos das palavras dirigidas “aos pequenos engenheiros do futuro”, com elogios à “criatividade” e ao “talento das crianças”, bem como à própria iniciativa. Houve também quem agradecesse “a oportunidade de fazer uma atividade diferente e conhecer os trabalhos fantásticos das crianças e das suas famílias”.

Ver Mais

EQUIPAMENTOS E INFORMAÇÕES

candidaturas.jpg

Candidaturas

Saber Mais
infantario-rainha-santa-isabel

Infantário Rainha Santa Isabel

Rua Rosa Ramalho 4750-331 Barcelos

saber Mais
creche-as-formiguinhas

Creche as Formiguinhas

Urbanização das Calçadas 4750 Barcelos

saber Mais
centro-social-comendadora-maria-eva-nunes-correa

CENTRO SOCIAL COMENDADORA MARIA EVA NUNES CORRÊA

Lugar de S. João 4775-230 Silveiros

saber Mais
centro-infantil-de-barcelos

Centro Infantil de Barcelos

Campo 25 de Abril 4750-127 Barcelos

saber Mais