Saúde

Fundada em 1500, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) teve inicialmente sede na Capela de Santa Maria, próxima ao antigo Hospital do Espírito Santo, e, em sequência da provisão de D. Manuel, ficou encarregada da administração dos bens e encargos daquela unidade hospitalar. A existência da SCMB esteve sempre muito ligada ao seu Hospital, prestando aí cuidados a doentes pobres, mas também albergando peregrinos de passagem pela então vila.

Nos últimos anos, a assistência na saúde tem assumido cada vez um papel mais re­levante da Misericórdia de Barcelos na comunidade barcelense com a prestação de serviços diversos, no Centro de Medicina Física e de Reabilitação, e com a Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António.


Equipamentos

centro-de-medicina-fisica-e-de-reabilitacao

Centro de Medicina Física e de Reabilitação

Rua Dr. Santos Júnior - Barcelos

saber Mais
unidade-de-cc-integrados-de-santo-antonio

Unidade de CC Integrados de Santo António

Rua Dr. Santos Júnior - Barcelos

saber Mais

Notícias

13 Jun
ucci-faz-festa-a-santo-antonio

UCCI faz festa a Santo António

Santo António, Santo António/ És o nosso santo popular/ Na UCCI de Santo António/ A ti vamos dançar e cantar!!!” A Misericórdia de Barcelos vive, por estes dias, ambiente de festa e diversão, com a celebração dos santos populares. As festividades começaram já, na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, para se celebrar o santo que dá nome à unidade, também conhecido como “santo casamenteiro”. Na quinta-feira, houve Eucaristia e, depois, marchas, manjericos, cantorias e animação.   [ALBUM:400]

Ver Mais
19 Nov
ucci-comemora-7-aniversario-com-sensibilizacao-para-a-diabetes

UCCI comemora 7.º aniversário com sensibilização para a Diabetes

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António completou, a 15 de novembro, sete anos desde a sua inauguração. Em mês em que se comemora também o Dia Mundial da Diabetes, a festa de aniversário foi pretexto para sensibilizar para esta doença. Assim sendo, foi realizada uma sessão de sensibilização sobre “Alimentação na Idade Sénior”. A nutricionista da UCCI, Alexandra Sousa da Silva, recorda que, na Unidade, “temos muitos doentes com Diabetes”. “É uma doença para a qual é importante alertar e que pode ter consequências bastante nefastas no que diz respeito ao estado de saúde e ao estado clínico do doente. E, realmente, nós recebemos muitos com este tipo de patologias, por isso, quisemos assinalar o dia, mas também sensibilizar para mudança de alguns hábitos e alertar para a importância de prevenir esta doença”, explica. Depois, as fisioterapeutas Joana Barbosa e Marta Costa dinamizaram uma Classe de Grupo. “Entendemos como sendo importante a prática de exercício físico, tanto na prevenção como na patologia em questão”, elucida Joana Barbosa. A fisioterapeuta atenta na importância de “monitorizar cada tipo de exercício a cada utente”, sublinhando que “o objetivo final é ensinar e preparar o utente numa pós-alta e no seu dia a dia, para, de alguma forma, colmatar alguma sequela da Diabetes que seja possível equilibrar com o exercício físico”. No final, foi partilhado um lanche saudável e utentes e colaboradores cantaram os Parabéns à UCCI de Santo António. [ALBUM:265] UCCI focada na “prestação de cuidados humanizados” Em funcionamento desde 2014, a UCCI de Santo António tem como objetivo “fazer a transição daquilo que foi um episódio agudo para um episódio que possa ser o mais próximo daquilo que era a vida da pessoa enquanto pessoa na comunidade”, explica o diretor técnico, Ricardo Vieira, reforçando, logo depois: “O nosso objetivo é a prestação de cuidados humanizados, centrados na pessoa, na sua família e na sua comunidade, e, nesse sentido, nós desejamos e trabalhamos para que isso seja possível, seja através da nossa prestação de cuidados, da nossa convivência enquanto colaboradores e tudo isso ao serviço das pessoas que cá passam, sejam colaboradores ou utentes”. Integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), a UCCI de Santo António tem em funcionamento duas unidades de internamento, a Unidade de Média Duração e Reabilitação e a Unidade de Longa Duração e Manutenção. Dispõe, também, de quartos individuais com instalação sanitária privada, em regime de internamento privado.

Ver Mais
12 Out
utentes-da-ucci-celebram-dia-mundial-da-musica

Utentes da UCCI celebram Dia Mundial da Música

Forma de arte, linguagem universal, fonte de bem-estar ou de outras emoções. Eis a Música.  O Dia Mundial da Música comemora-se – desde 1975 e por iniciativa do International Music Council – a 1 de outubro. A data é, desde logo, mote para divulgar a diversidade musical e pretexto para promover a arte musical.  O Dia Mundial da Música foi celebrado na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, com cantorias, partilha de melodias e memórias, em momentos de convívio e boa disposição.  [ALBUM:235]

Ver Mais