Ação Social e Voluntariado

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, salvaguardando os seus valores culturais e históricos, tem como missão promover o desenvolvimento de respostas sociais que privilegiem os grupos mais vulneráveis, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade.

Serviços e Informações

quero-ser-voluntario

Quero ser voluntário!

saber Mais
loja-social

Loja Social

Campo da República - Barcelos

saber Mais
gabinete-de-apoio-ao-utente-e-a-comunidade

Gabinete de Apoio ao Utente e à Comunidade

Campo da República - Barcelos

saber Mais
projeto-elos

Projeto ELOS

Campo da República - Barcelos

saber Mais

Notícias

29 Out
formandosas-e-colaboradoresas-juntos-numa-pintada-de-amor

Formandos/as e Colaboradores/as juntos n’“Uma Pi(n)tada de Amor"

Três dezenas de formandos/as e colaboradores/as da Misericórdia de Barcelos juntaram-se numa ação de voluntariado institucional. “Por uma Pi(n)tada de Amor” serviu de mote para dar uma nova cor às salas de formação, no Infantário Rainha Santa Isabel. O desafio foi lançado pela Ação Social e Voluntariado e pelo Centro de Formação. Ivone Ferreira, colaboradora da instituição, aceitou de imediato e participou nos dois momentos da ação: “Foi um convite que surgiu por parte da Santa Casa e estou sempre disposta a ajudar a nossa instituição, portanto, aderi a esta causa”. Ivone Ferreira, que “nunca tinha pegado numa trincha”, gostou de perceber e acompanhar todo o processo da pintura de uma parede: “Começámos por proteger o chão e as partes do rodapé e outras madeiras, depois aplicámos o primário, deixámos secar alguns dias e hoje estamos a fazer a primeira mão de pintura com a tinta própria”. Também Eduarda Vale participou na ação de voluntariado, de onde retirou várias aprendizagens, “como pôr fita e isolar com o plástico”, entre outros aspetos que não sabia e aprendeu. A ama da instituição e cliente do Centro de Formação reconhece a relevância deste tipo de ações: “É importante ajudarmos outras pessoas, neste caso a Santa Casa. É um trabalho bonito e, onde toda a gente ajuda, nada custa”. A ação de voluntariado institucional “Uma Pi(n)tada de Amor” realizou-se, num ambiente de trabalho e convívio, a 19 e 24 de outubro, no Infantário Rainha Santa Isabel. A Ação Social e Voluntariado e o Centro de Formação agradecem o precioso contributo e empenho dos trinta voluntários participantes.   [ALBUM:7]

Ver Mais
30 Jul
grupo-de-escuteiros-em-acao-de-voluntariado-na-santa-casa

Grupo de escuteiros em ação de voluntariado na Santa Casa

A Misericórdia de Barcelos recebeu, esta segunda-feira, o agrupamento de escuteiros 597, de Tires, para uma ação de voluntariado. Os voluntários estiveram nos lares da instituição e na Unidade de Cuidados Continuados, onde ajudaram nas tarefas diárias e divertiram os nossos utentes com jogos.  Clique na foto para ver o álbum. 

Ver Mais
16 Nov
acao-de-formacao-procura-ativa-de-emprego

Ação de formação: Procura Ativa de Emprego

Esta centrou-se na capacitação para uma entrevista de emprego. No final, e resultante de uma parceria com a Escola Bellekorpus”, foram oferecidos tratamentos de estética e serviço de cabeleireiro. A sessão de estética decorreu no dia 14 de novembro nas instalações da Bellekorpus, e contou com a participação das nossas utentes. Esta foi uma tarde diferente e cheia de glamour. O resultado final foi muito positivo, sendo que o testemunho das participantes se resumiu a “foi uma tarde muito bem passada” que foi uma “maravilha”, “todos, sem exceção foram muito amáveis e prestáveis”. 

Ver Mais