Ação Social e Voluntariado

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, salvaguardando os seus valores culturais e históricos, tem como missão promover o desenvolvimento de respostas sociais que privilegiem os grupos mais vulneráveis, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade.

Serviços e Informações

quero-ser-voluntario

Quero ser voluntário!

saber Mais
loja-social

Loja Social

Campo da República - Barcelos

saber Mais
gabinete-de-apoio-ao-utente-e-a-comunidade

Gabinete de Apoio ao Utente e à Comunidade

Campo da República - Barcelos

saber Mais
acoes-de-voluntariado

Ações de Voluntariado

Campo da República - Barcelos

saber Mais

Notícias

09 Jun
santa-casa-de-barcelos-sensibiliza-para-o-voluntariado

Santa Casa de Barcelos sensibiliza para o voluntariado

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, através da sua área de Ação Social & Voluntariado, participou na Mostra de Voluntariado 2022, que decorreu, entre 30 de maio e 3 de junho, no campus do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Ao longo de uma semana, os estudantes que frequentam o politécnico barcelense puderam conhecer o trabalho de voluntariado desenvolvido pela Misericórdia de Barcelos, em diversas áreas de intervenção. Na tertúlia “À conversa… As crianças e voluntariado”, a psicóloga da Santa Casa de Barcelos, Andreia Silva, deu ainda a conhecer o projeto de Educação para o Voluntariado, que está a ser desenvolvido junto das crianças do pré-escolar que frequentam o Centro Infantil de Barcelos, Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa (Silveiros) e Infantário Rainha Santa Isabel. A Mostra de Voluntariado 2022 é uma iniciativa organizada pelo Grupo Temático do Voluntariado e acontece no âmbito do plano de ação da Rede Social do Município de Barcelos. Ao longo da semana, sensibilizou-se para práticas de cidadania ativa e de voluntariado, sendo que, na iniciativa, participaram diversas instituições barcelenses – entre elas, a Misericórdia de Barcelos – e respetivos voluntários, muito importantes na partilha dos seus testemunhos e na própria organização da Mostra.   [ALBUM:391]

Ver Mais
25 Mai
misericordia-de-barcelos-participa-na-mostra-de-voluntariado

Misericórdia de Barcelos participa na Mostra de Voluntariado

Na próxima semana, entre 30 de maio e 3 de junho, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos participa na Mostra de Voluntariado, que decorrerá no campus do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Trata-se de uma iniciativa – com organização do Grupo Temático do Voluntariado – com o objetivo de consciencializar e sensibilizar para práticas de cidadania ativa e voluntariado. Conheça o programa:

Ver Mais
19 Mar
misericordia-de-barcelos-acolhe-cinco-pessoas-fugidas-da-guerra

Misericórdia de Barcelos acolhe cinco pessoas fugidas da guerra

Victoria tem 35 anos, Marina, 33. A primeira partiu de Zaporizhzhya, a segunda, de Kiev. Ambas chegaram, esta manhã, a Vilar Formoso, integradas num grupo de cerca de 400 pessoas – 350 fugidas da guerra e cerca de 50 voluntários –, vindo da Polónia. Deixaram para trás casas e empregos, parte da família e rumaram aonde as aguardava a esperança de maior segurança e dias melhores. Victoria chega só, Marina com dois meninos (de seis e quatro anos) e a sua mãe. São as cinco pessoas acolhidas pela Misericórdia de Barcelos, em resposta ao apelo lançado pela União das Misericórdias Portuguesas (UMP), através da “Missão Ucrânia”, uma iniciativa de empresários e particulares, que se juntaram a organizações como a UMP, Cruz Vermelha, Ordem dos Médicos e diversos organismos do Estado. A par deste acolhimento temporário de emergência, a intervenção da Misericórdia de Barcelos tem ainda como objetivos o “apoio e acompanhamento técnico e social no encaminhamento destas pessoas para os serviços necessários do Estado”, a “integração das crianças em creche e pré-escolar, bem como o encaminhamento para o sistema de ensino no caso das crianças em idade escolar” e “integração destes cidadãos no mercada de trabalho para uma autonomização plena”. Há dias, em mensagem enviada aos colaboradores da instituição, Nuno Reis, provedor da Misericórdia de Barcelos, sublinhava: “Os Peregrinos a que as Obras de Misericórdia se referem são também Pessoas como as que fogem desta guerra. Se estão na Polónia, na Roménia, na Moldávia, ou ainda a tentar sair do seu próprio país sem uma bomba lhes tirar a vida ou a dos seus mais preciosos, cabe-nos também, dentro das nossas possibilidades, dar-lhes de “comer” ou de “beber””. Ser e Fazer Misericórdia, defendeu Nuno Reis, é também ajudar a "mitigar uma crise humanitária que cresce a cada dia".  [ALBUM:318] Santa Casa coopera com a “Barcelos Helps Ukraine” e movimento “SOS Ucrânia” Recorde-se que, nesta última semana, continuaram as ações de apoio à Ucrânia na Santa Casa de Barcelos. A mais recente campanha permitiu fazer chegar à iniciativa "Barcelos Helps Ukraine", promovida pelo Município de Barcelos, centenas de bens, essencialmente produtos de higiene pessoal e habitacional e vestuário/calçado. Já, antes, com recolhas nas unidades operacionais e outros donativos, a instituição tinha conseguido angariar perto de 29 500 bens. Entre material médico, bens alimentares, produtos de higiene pessoal e habitacional, vestuário/calçado e produtos para bebés e crianças, os bens seguiram rumo à Polónia, em articulação com o movimento “SOS Ucrânia”.  

Ver Mais