patrimonio-igreja

Núcleo Museológico

Fruto da sua atividade diária ao longo de mais de cinco séculos, bem como de doações e legados, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) reuniu um importante e singular acervo artístico e uma das mais antigas coleções de documentos, herdada de sucessivos períodos da História.

O acervo artístico da Misericórdia de Barcelos reúne de exemplares de arte religiosa (cálices, pianhas, paramentos, entre outros) a retratos de vários benfeitores da Misericórdia, peças de arte e testemunhos iconográficos, que importa conhecer e preservar.

Desde 2014 que a Misericórdia de Barcelos tem à disposição um espaço – Núcleo Museológico –, situado no edifício sede, com o principal objetivo de receber o acervo da instituição, contemplando as vertentes artística, religiosa e/ou documental.

O Núcleo Museológico encontra-se repartido por dois pisos e apresenta-se, atualmente, ao público num circuito que salienta os vários aspetos da história da instituição. No primeiro piso, poderá observar-se um interessante conjunto de arte sacra, contando com as peças mais antigas da instituição e o Arquivo Histórico. No segundo piso, podem ser visitados os antigos Gabinete do Provedor, Sala de Reuniões da Mesa Administrativa e Salão Nobre, locais com uma marcada atmosfera novecentista. No Coro Alto, uma vista superior da Igreja da Misericórdia permite uma perspetiva diferente do seu interior. Seguindo o percurso, possuímos em exposição parte do espólio referente à Procissão das Endoenças. E, por fim, a última sala é o local que, servindo de término à visita, convida a conhecer os projetos presentes e futuros da instituição.