fevereiro-de-2023

fevereiro de 2023

Fevereiro foi mês de Carnaval, celebrado nas unidades de Educação na Infância, mas também nas estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) e Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António. Celebramos ainda o Dia Mundial da Pessoa Doente, acolhemos os símbolos da Jornada Mundial da Juventude e recebemos a visita de uma comitiva do Gil Vicente FC. Mas houve mais momentos que marcaram diferentes unidades da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, no passado mês de fevereiro, e que hoje aqui recordamos em imagens.

 

Sensibilizar para a luta contra o cancro

A 4 de fevereiro, assinala-se o Dia Mundial do Cancro, com o objetivo de “consciencializar, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva, na luta contra o cancro”. Na UCCI de Santo António, decorreu uma sessão de sensibilização, para que todos possamos estar mais atentos e esclarecidos.

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro_ UCCI_01

Dia do Crepe

E porque o dia do crepe nem só em França se celebra, no Lar Rainha D. Leonor e no Lar da Misericórdia, colaboradores e utentes, munidos de barrete e de crepeiras, experienciaram um final de tarde mais doce e colorido!

Dia do Crepe_ LM_LRDL_01

Celebrar os Afetos e a Amizade

A 14 de fevereiro, nas unidades operacionais da Santa Casa de Barcelos, celebramos e lembramos a importância dos afetos e da amizade, com a realização de várias atividades e dinâmicas para promover as relações interpessoais.

Creche As Formiguinhas

Dia dos Afetos_ CAF_01

UCCI de Santo António

Dia dos Afetos_ UCCI_01

Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor

Dia da Amizade_ LM_LRDL_01

Lar de Santo André

Dia da Amizade_ LSA_01

Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia

Celebração do Dia dos Afetos_ LNSM e CD_01

Celebramos os Afetos, em particular a 14 de fevereiro, mas, na verdade, não têm idade nem data ou hora marcada. A cada dia, partilhamos o nosso coração com quem nos rodeia.

Viver a Fé: Quarta-feira de Cinzas

A 22 de fevereiro, viveu-se a Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma, como tempo de reflexão e penitência, mas, sobretudo, “caminho de Amor” até à Páscoa. Na Igreja da Misericórdia, decorreu uma eucaristia, com a participação de pessoas idosas que residem nas ERPI e crianças que frequentam o CIB e o IRSI. Também na UCCI, a data foi assinalada com uma eucaristia e imposição das cinzas.

Quarta-feira de Cinzas_ Igreja da Misericórdia_01

Comunidade académica envolvida no Voluntariado

Todas as quartas-feiras, estudantes do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vêm às ERPI da Misericórdia de Barcelos para conviver com as pessoas idosas que aí residem e realizar diversas atividades. Registamos a participação e contributo dos voluntários do IPCA nas atividades de Animação desenvolvidas no Lar de Santo André.

Voluntários do IPCA no LSA_01

Atividades no exterior

Ainda no mês de fevereiro, os utentes que frequenta o Centro de Dia aproveitaram um dia de sol e menos frio para realizar um passeio a Viana do Castelo.

Passeio em Viana do Castelo_ Centro de Dia_01

Celebrar a vida, com gratidão

No Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor, ao longo do mês de fevereiro, fomos, com grande alegria, celebrando o aniversário dos nossos utentes.

Desejamos, a cada um, muita saúde e que a possamos acompanhar em dias felizes!

D. Elvira Miranda


SCM Barcelos, 02-03-2023

Notícias