ba

Benfeitores em Destaque

DOMINGOS JOSÉ DE SOUSA

Sacerdote de elevado prestígio da arquidiocese bracarense, ocupou também o cargo de Presidente da Câmara de Barcelos. Além de ter feito importantes donativos para a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, ajudou ainda outras tantas instituições e associações do concelho.
Armando Pereira do Vale Miranda

Foi o Provedor da Misericórdia de Barcelos que liderou a construção do então novo Hospital e ajudou a melhorar as suas condições, em termos de equipamentos. Formado em Direito, a par desta ligação à Santa Casa e a outras instituições do concelho, Armando do Vale Miranda foi vereador municipal.

"Genoveva" Campelo

Benfeitora do Hospital da Misericórdia, ficou conhecida por "Genoveva" ou "Veva", pela sua bondade e grande generosidade. Doou partes vultosas de suas riquezas para ações de caridade e para o financiamento e manutenção de instituições de ensino, culturais, artísticas e religiosas.
D. Maria II

Apelidada de "a Educadora" e "a Boa Mãe", tornou-se Rainha de Portugal e dos Algarves como Maria II. Teve em atenção instituições como as misericórdias, fundamentais para o bem comum e o apoio aos mais desfavorecidos. Aprovou a 3.ª Constituição portuguesa.
D. Manuel I

Conhecido pelo cognome de "o Venturoso”, foi um reformista. D. Manuel I foi também o grande mentor da fundação das misericórdias, em Portugal. No ano de 1520, determinou a união do Hospital e da Gafaria à Santa Casa da Misericórdia de Barcelos.
D. Teodósio II de Bragança

Filho do Duque João I e da Infanta D. Catarina, foi o 7.° Duque de Bragança e, em 1582, nomeado 13.º Condestável de Portugal.
Luís Cardoso Martins da Costa Macedo

"D. Luiz Cardozo de Macedo – Conde de Margaride, Par do Reino, do Conselho de sua Magestade e antigo Governador Civil de Braga, Bemfeitor do Asylo em 1874"
JOAQUIM MANUEL MONTEIRO

Foi o 1.º Conde da Estrela e um grande capitalista, proprietário e negociante de grosso trato no Rio de Janeiro. Era guarda-roupa honorário de D. Pedro V e de D. Luís I, fidalgo-cavaleiro da Casa Real, entre outras honrarias.
José Domenech

Empresário e empreendedor espanhol. Viveu em Barcelos em finais do século XIX e inícios do século XX. Foi ainda Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Barcelos e benfeitor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, instituição que o imortalizou com um retrato a óleo, em sua homenagem.
MANUEL JOSÉ GOMES

Empresário português radicado no Brasil. Em Amparo, no estado de São Paulo, exerceu o cargo de vice-cônsul honorário de Portugal. Foi agraciado com título de comendador da Ordem de Cristo (1891) e com o título de Visconde de Soutelo (1904).
José de Vasconcelos Bandeira de Lemos

Foi o 1.º barão e 1.º visconde de Leiria. Foi ainda militar – com um papel de relevo na Revolta dos Marechais – e político português, tendo exercido o cargo de Presidente da Câmara de Barcelos.
António Miguel da Costa Almeida Ferraz

Médico-cirurgião em Barcelos, exerceu a atividade profissional apenas por caridade ao próximo. Foi administrador do concelho de Barcelos e ainda vereador e vice-presidente da Câmara Municipal. Exerceu também o cargo de provedor da SCMB. Foi um prolífico escritor, historiador local e genealogista.
José Francisco Correia

Recebeu várias condecorações, como o título de Conde de Agrolongo. Dedicou-se a várias obras de beneficência, sendo benfeitor do então Asylo de Invalidos, atual Lar da Misericórdia da SCMB.
Custódio Gonçalves Ledo

"Natural do Rio de Janeiro, formado em Medicina, na Universidade de Coimbra, e falecido no Porto. Foi benfeitor da Misericórdia de Barcelos."
Pedro Mendanha Gayo

"Pedro de Gouveia Mendanha Faria Gayo, Superintendente das Obras de Encanamento da Barra do Cávado e provedor da Santa Caza da Misericórdia de Barcellos, bemfeitor desta Santa Caza, morreo aos 12 de Dezembro de 1818"
António Mendanha Arriscado

"Antonio de Mendanha Arriscado, Moço Fidalgo em exercício, Commendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição, e Bem-feitor deste Asylo 1874"